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Incentivo à educação patrimonial
Conhecer a história para preservar. Pode parecer uma afirmativa simplista, mas muito verdadeira, afinal de contas, como cuidar daquilo que não se conhece, não se admira, não se sabe o valor cultural e histórico?
A região onde o IFFluminense está situada é riquíssima em patrimônio cultural, contudo, carente de preservação. Para contribuir com a mudança dessa realidade, o Instituto vem ao longo dos anos atuando em parceria com a comunidade e instituições na preservação desse patrimônio material e imaterial. Em 2012, a partir da parceria firmada com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as ações se intensificaram e várias atividades têm sido desenvolvidas: pesquisa, identificação, mapeamento, preservação, salvaguarda, valorização e difusão da memória social e do patrimônio cultural.
“Percebemos nesses últimos anos as potencialidades da região e, para fortalecer e fomentar ainda mais essas iniciativas que já vêm sendo desenvolvidas é que idealizamos o Edital de Seleção de Projetos de Educação Patrimonial, que deverão estar articulados com o Programa Gestão Compartilhada do Patrimônio”, explica Paula Aparecida Martins Borges Bastos, pró-reitora de Extensão e Cultura.
O edital selecionou três projetos que receberão recursos do Iphan pelo período de 01 de outubro a 31 de dezembro de 2014:
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Inventário patrimonial dos bens arquitetônicos tombados pelo poder público municipal de Campos dos Goytacazes - Maria Catharina Reis Queiroz Prata (Campos Centro);
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Inventário sobre danças folclóricas e folguedos populares no município de Campos dos Goyatacazes - Cláudia Herrera de Vasconcellos (Campos Centro);
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Jogos como mídia na educação patrimonial - Daniel Vasconcelos Correa da Silva (Quissamã)
A servidora Claudia Herrera teve o seu projeto selecionado e pretende promover um resgate das danças folclóricas e folguedos populares de raízes e tradicionais do município de Campos dos Goytacazes. “Mana chica, jongo, folia de reis são patrimônios que não têm a sua devida valorização e nem recebem incentivo. Com o projeto, a intenção é resgatar a história dessas danças e folguedos chamando a atenção para sua existência, através do levantamento de informações, registros fotográficos, produção de vídeos e organização de eventos”, destaca Claudia.
Como resultado, espera-se que os projetos que serão desenvolvidos possam promover uma verdadeira educação patrimonial no sentido de despertar o conhecimento que permite às pessoas se apropriarem da história do seu município e região.
Saiba mais: As informações referentes ao patrimônio histórico/cultural dos municípios serão reunidas e hospedadas em um sistema para acesso online, proposta do IFF e do IPHAN para a catalogação do material pesquisado e sua disponibilização para toda a população. Vislumbra-se, inclusive, um aplicativo de celular que poderá ser utilizado, por exemplo, por turistas durante suas viagens.
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(Publicada em: 06/10/14)
— registrado em: Educação Patrimonial