CPC e IGC

Inep divulga indicadores de qualidade de cursos superiores

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/03/2023 17h17, última modificação 31/08/2023 13h16
A divulgação dos indicadores encerra o ciclo de resultados do Enade 2021, que também avaliou os concluintes dos cursos de licenciatura.
Inep divulga indicadores de qualidade de cursos superiores

Infraestrutura e recursos didático-pedagógicos são itens avaliados (Foto: Divulgação/IFF).

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nessa terça-feira, 28 de março, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referentes a 2021.

Esses são dois dos quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior que fazem parte do ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) foram publicados em 2022.

Dos 2.130 cursos de instituições públicas federais com o CPC divulgado, 1.266 tiveram o desempenho na faixa 4 (59,2%) e 62 na faixa 5 (2,9%). Do total de instituições que participaram desta edição, 87% são privadas e 13%, públicas. A maioria (71,4%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (16,5%) e das universidades (10,1%). Por fim, estão os institutos federais e centros federais de educação tecnológica, que, juntos, representam 2% das instituições de ensino com o índice atribuído nesta edição.

Em todo o país, foram avaliados 30 cursos de graduação, dos quais 17 são licenciaturas. Confira abaixo os 10 cursos conceituados do IFF:

CampusCursoCPC - Ano 2021
Campos Centro Licenciatura em Geografia 3
Campos Centro Licenciatura em Matemática 3
Campos Centro Bacharelado em Sistemas de Informação 3
Campos Centro Licenciatura em Letras 4
Campos Centro Licenciatura em Educação Física 4
Campos Guarus Licenciatura em Música 3
Cabo Frio Licenciatura em Física 4
Cabo Frio Licenciatura em Química 5
Cabo Frio Licenciatura em Biologia 4
Itaperuna Bacharelado em Sistemas de Informação 3

Rayanna Maciel, procuradora Educacional Institucional do IFF, explica que o CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação de todo o território nacional. “Os cursos que realizam a prova do Enade têm o CPC divulgado no ano seguinte com base no desempenho dos estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e nos insumos referentes ao corpo docente, infraestrutura do campus e recursos didático-pedagógicos".

Ela acrescenta que os cursos com CPC de 3 a 5 recebem automaticamente a Renovação do Reconhecimento pelo MEC, e os cursos com conceito entre 0 e 2 são encaminhados para supervisão, por meio da avaliação externa in loco.

“É um dos indicadores utilizados para garantir a oferta de cursos de graduação públicos de qualidade. Não tivemos nenhum curso abaixo do conceito 3, mesmo ocorrendo no período de pandemia quando o número de concluintes participantes da edição 2021 do exame do Enade foi reduzido”, enfatiza Rayanna.

Em relação ao Índice Geral de Cursos (IGC), o IFF manteve o conceito 3, faixa que abarcou mais da metade das instituições avaliadas (62,9%). As instituições de ensino federais alcançaram melhor desempenho no indicador: na faixa 4, foi registrada uma concentração de 72 instituições do total de 111 avaliadas (64,9%). Além disso, nenhuma das 39 instituições restantes teve conceito 1 ou 2.

Saiba Mais:

CPC — O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade dos cursos de graduação. No seu cálculo, são considerados: o Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do exame); o IDD (valor agregado pelo curso); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho); e a percepção dos próprios alunos sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante).

IGC — Para chegar ao IGC, levam-se em conta os seguintes aspectos: média do CPC, considerando o último ciclo do Enade; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

Enade  Realizado anualmente pelo Inep, o exame é um dos componentes do Sinaes. O Enade avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep com adaptações. Texto na íntegra AQUI

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!