Capacitação

Inscrições para minicurso de Impressão 3D e sua Aplicação no Aprendizado de Pessoas Cegas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/06/2019 12h34, última modificação 31/08/2023 12h54
Curso é voltado para servidores que atuam nos NAPNEEs. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho.

A Diretoria de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas do IFFluminense (Dipece) promoverá o minicurso “Impressão 3D e sua Aplicação no Aprendizado de Pessoas Cegas", no dia 15 de julho, das 9h às 17h, no Laboratório de Informática da Reitoria.

Destinado aos profissionais que atuam nos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEEs), o minicurso será ministrado pelo pesquisador e professor Renato Frosch, das Universidades São Judas Tadeu e Católica de Santos-SP. As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de julho de 2019, pelo e-mail pece.reitoria@iff.edu.br.

O revisor de textos Braille do IFF, Renato Costa, destaca que a impressão 3D tem sido uma importante aliada na produção de material pedagógico acessível às pessoas cegas. “A impressão 3D torna a compreensão fácil pelas pessoas cegas, de formas e objetos que antes eram de difícil compreensão ou mesmo impossível, como por exemplo, partes do corpo humano, aparelho reprodutor do ser humano, ou até mesmo de um jacaré”, explica.

Renato acrescenta que a realização do minicurso é um passo a mais na inclusão das pessoas cegas. “Os servidores dos NAPNEEs, que lidam diretamente com o apoio às pessoas com deficiência, são altamente encorajados a fazerem este curso, pois entenderão como funciona esta tecnologia de impressão 3D e, assim, estarão aptos e capacitados a dar o apoio necessário aos alunos do IFF”, afirma Renato, ressaltando que o IFFluminense já dispõe de impressoras 3D.

Saiba mais sobre o professor do curso – o pesquisador Renato Frosch é autor do projeto “Utilização de fabricação digital com modelos 3D para apoio pedagógico a crianças com deficiência visual”, que ajuda as crianças a estudar e ter um melhor aproveitamento escolar por meio da impressão 3D. O projeto foi um dos 10 selecionados entre concorrentes de todo o mundo para apresentação em um evento de inovação cidadã, na Argentina, em outubro de 2018. Saiba mais sobre o projeto AQUI.