IGG 2021

Instituto Federal Fluminense alcança melhores Índices de Governança no IGG 2021

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/10/2021 16h30, última modificação 31/08/2023 13h04
Resultado da autoavaliação de governança, divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), aponta melhorias em diversos processos de gestão e governança da instituição.
fachada reitoria.jpg

Reitoria

Os desafios enfrentados pela administração pública são enormes e têm sido cada vez maiores. Ao longo dos últimos anos, o Instituto Federal Fluminense (IFF) tem se dedicado no desenvolvimento e aprimoramento de diversas ações, consideradas por organizações nacionais e internacionais como fundamentais para que se crie um ambiente de boa governança. Em geral, essas ações possuem alto grau de complexidade e necessitam de liderança, discussões coletivas e colegiadas e de gestão amadurecida para que se alcance os resultados consistentes que perpetuem por toda a instituição.

Um instrumento que tem apoiado a instituição nessa trajetória é o IGG (índice integrado de governança e gestão públicas), questionário de autoavaliação desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que vem permitindo que a instituição se autoavalie e crie estratégias de melhorias em diversos processos de gestão e governança.

No ano de 2018, o IFF se apresentava em um momento de construção de procedimentos e planos importantes e de formalização de diversos processos que já aconteciam internamente e, também, já identificava diversas outras ações que precisavam ser desenvolvidas. Nesse ano, ocorreu a coleta oficial do IGG, e a instituição se autoavaliou em um nível inicial de maturidade, tendo em vista que o questionário requeria a demonstração de evidências, as quais ainda se encontravam em construção ou planejamento.

A partir daí, a instituição continuou avançando no aprimoramento dos seus processos de gestão e governança, intensificando esforços na sensibilização dos gestores envolvidos e análise coletiva do questionário de levantamento, por meio de ferramenta de acompanhamento interno, o que proporcionou melhor interpretação das questões e identificação do que já havíamos implementado na instituição. “Cada questão do questionário foi analisada de forma cuidadosa e estratégica, buscando identificar o que a instituição conseguiria avançar com seus recursos, conhecimentos e natureza de atuação”, explicou Alline Moraes, Diretora de Planejamento Institucional do IFF.

Outra estratégia importante foi a utilização do Autosserviço de Avaliação de Governança, ferramenta disponibilizada pelo TCU para autoavaliação voluntária fora do período de coleta oficial. O uso dessa ferramenta otimizou o processo de trabalho do acompanhamento do IGG de forma sistêmica, possibilitando uma análise da evolução da instituição em 2019 e 2020.

A soma dessas ações resultou na melhoria dos indicadores de governança da instituição, dos níveis inicial e intermediário para os níveis intermediário e aprimorado. Ao se comparar os dados obtidos em 2018 por meio da coleta oficial (12%) e os simulados pela ferramenta (2019 – 55% e 2020 – 77%), já era possível observar um crescimento expressivo, fazendo com que a Instituição se deslocasse nos níveis de maturidade.

No primeiro semestre de 2021, ocorreu a coleta oficial do IGG. O resultado, divulgado esta semana pelo TCU, confirmou o trabalho que já vinha acontecendo em longo prazo, fruto da dedicação de vários gestores e servidores que atuam em diversas áreas, como Gestão de Pessoas, Administração, Tecnologia da Informação, Comunicação, Auditoria Interna, Planejamento Estratégico, Ouvidoria, entre outras.

Isso não significa que chegamos aonde gostaríamos de estar, pelo contrário, há um reconhecimento de que há muito trabalho para ser feito na direção de uma gestão pública cada vez mais fortalecida e alinhada aos interesses da sociedade, mas o resultado nos indica que conhecemos o caminho e que a estruturação dos procedimentos, planos, estratégias e controle nos colocam em uma condição mais segura e efetiva de entrega da nossa missão institucional. O IGG não contempla o que de fato fazemos, que é ensino, pesquisa, extensão e inovação, e são nesses pilares que todo o nosso trabalho deve estar pautado”, concluiu Alline.

“O resultado do IGG 2021 destaca nacionalmente a nossa instituição, mas ele é muito mais um reconhecimento deste esforço de busca pela excelência na nossa ação educativa. Mostra a evolução que a instituição está tendo em seus processos. O indicador aponta para que nós possamos continuar planejando coletivamente as nossas ações, implementando aquilo que planejamos a curto, médio e longo prazos. É um olhar do nosso aprimoramento institucional. Recoloca a instituição na sua posição adequada na história, num quadro regional e nacional, não para dizer que somos os melhores, mas que aqui existe um conjunto de servidores, de estudantes, de pessoas comprometidas com uma educação de qualidade e que possa transformar vidas e as realidades nas quais estamos inseridas”, comemora o Reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo.

Confira o Resultado da coleta oficial do IGG 2021