Escola de Sagres

Instituto Politécnico da Uerj inaugura Computador de Alto Desempenho

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/07/2024 20h25, última modificação 18/07/2024 12h49
O projeto foi desenvolvido por professor do doutorado AmbHidro do IFF e será utilizado em pesquisas institucionais.
Instituto Politécnico da Uerj inaugura Computador de Alto Desempenho

Máquina de alta potência será utilizada em pesquisas do doutorado do IFF (Foto: Divulgação/IFF).

O Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj), em Nova Friburgo, inaugurou o Computador de Alto Desempenho Escola de Sagres, nesta segunda-feira, 15 de julho de 2024.

O aparato possibilitará o desenvolvimento de projetos de cooperação internacional por pesquisadores de vários países da Bacia Atlântica, entre eles Brasil, Portugal, Espanha, Reino Unido, Angola e Cabo Verde.

Idealizado e coordenado pelo professor Antônio J. Silva Neto (IPRJ/Uerj) em parceria com o Centro Internacional de Investigação para o Atlântico (Air Centre) - uma associação internacional vocacionada para o oceano, o espaço e o clima com sede nos Açores, em Portugal - o Escola de Sagres também será utilizado nas pesquisas dos professores e alunos do doutorado em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro) do IFF, no qual Silva Neto atua por meio de parceria IFF-Uerj.

O reitor do IFF, Victor Saraiva, e a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Simone Vasconcelos, participaram do evento que ainda contou com a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Air Centre e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Simone destaca que o supercomputador é uma máquina potente, de alto desempenho e alta capacidade de processamento. “O que proporcionará uma enorme agilidade na execução dos softwares e modelos computacionais desenvolvidos em diversas pesquisas, principalmente nas pesquisas relacionadas ao nosso doutorado AmbHidro".

Para Victor, o uso do supercomputador vai agilizar muitas ações da pesquisa, principalmente no doutorado. “A gente espera que com isso as teses dos nossos estudantes de ambas instituições ganhem muita qualidade e que a gente consiga atender cada vez mais a demanda dos nossos municípios, da nossa área de abrangência, para que possamos avançar com a pesquisa no interior do Estado”.