Intercambistas relatam suas experiências

por admin publicado 11/12/2014 15h40, última modificação 31/08/2023 12h44
Alunos do IFFluminense, que retornaram do exterior recentemente, relatam suas experiências com a cultura, o ensino e os costumes dos países que os receberam.

O evento “Sharing Experiences Abroad – Relatos de Bolsistas do Ciência sem fronteiras”, ocorrida no dia 9 de dezembro no IFFluminense, sob a coordenação do Escritório de Cooperação Internacional do Instituto, trouxe cinco alunos recém-chegados do exterior para compartilhar suas experiências como bolsistas do programa. Os estudantes passaram doze meses em países como Estados Unidos, França, Canadá, Coreia do Sul e Itália.

O estudante de Engenharia de Controle e Automação, Caio Jorge Haddad de Paula esteve na Coreia do Sul e relatou experiências inusitadas com a alimentação e enriquecedoras com os estágios que fez no país asiático. “Quando você decide viajar para um país com uma cultura totalmente diferente da sua você tem que fazer isso de cabeça aberta. A comida foi uma das situações complicadas, mas como tenho a cabeça aberta experimentei iguarias como polvo vivo, bicho-de-seda, e outros alimentos que não temos aqui no Brasil. O sushi deles é maravilhoso. Tive momentos difíceis, mas outros de boas descobertas também”.

Perguntado sobre o que achou negativo na experiência, Caio respondeu que o espaço físico dos coreanos é muito limitado nas grandes cidades. “Fiquei em um apartamento muito pequeno e caro”.

Espaço já não foi um problema para a estudante de Arquitetura e Urbanismo Raissa Rangel. Raissa foi para a cidade de Rennes, capital da Bretanha, uma região administrativa do oeste da França. Lá, nos primeiros dias, sentiu-se sozinha, mas logo fez amizades. “A língua foi um choque no início. Você acredita que sabe falar a língua estrangeira, mas a prática é um pouco mais complexa. Passados os primeiros dias você já se acostuma e a comunicação flui normalmente”.

Numa segunda etapa da viagem, Raissa foi para Agen, trabalhou como estagiária em restaurações de castelos e igrejas e retornou com a mala cheia de boas lembranças e muito aprendizado. Perguntada sobre o que mais achou interessante, Raissa não hesitou: “O transporte público é maravilhoso. A cidade em que fiquei tem pouco mais de 200 mil habitantes e possui metrô, bicicletas públicas, entre outros”.

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Larissa Neto, esteve na cidade de Winnipeg, Canadá. Apesar da neve e das baixíssimas temperaturas, Larissa relatou que o povo canadense é muito gentil e acessível. “No dia em que fui esquiar, caí algumas vezes por falta de prática e, rapidamente, as pessoas se ofereceram para me ajudar. Uma menininha de 7 anos consertou meu esqui”.

Os intercambistas são unânimes em dizer que a experiência foi enriquecedora e que repetiriam sem qualquer problema.

“O conselho que eu dou é que o aluno que quiser participar de um intercâmbio esteja aberto ao novo, que trabalhe duro e faça amizades com o maior e mais diverso número de pessoas”, finalizou Caio.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 11/12/2014)