José Pacheco conversa sobre educação

por admin publicado 01/07/2015 17h30, última modificação 31/08/2023 12h46
O educador português, José Pacheco, esteve no IFFluminense na última sexta-feira, 26 de junho. Ele conversou sobre sua experiência na Escola da Ponte, em Portugal, e o Projeto Âncora, em São Paulo.

O auditório Cristina Bastos, do campus Campos Centro do IFFluminense, foi pequeno para tantas pessoas que queriam conhecer um pouco mais do educador que desafia o ensino tradicional. José Pacheco ficou conhecido por transformar, na década de 1970, o ensino na Escola da Ponte com uma proposta diferente das escolas tradicionais.

Seu projeto de educação libertadora, solidária e responsável tem mostrado dar certo desde então, e suas ideias ecoam em todo o mundo, com reflexos no Brasil – visto o Projeto Âncora –, na busca por uma educação que ultrapasse as fronteiras dos livros, das fórmulas e decorebas, dos espaços divididos.

Após cumprir um dia de agenda com gestores do IFFluminense, Pacheco conversou com uma plateia de quase 300 pessoas, entre estudantes, professores, educadores e público em geral, na noite de sexta-feira, 26 de junho.

O diretor do campus Campos Centro, Jefferson Azevedo, que fez a abertura do evento, destacou: “Nossas certezas estão sendo abaladas no dia de hoje. Devemos repensá-las, repensar nossa prática pedagógica, nosso papel e compromisso com a transformação da sociedade”. Logo após, a professora do IFF Guiomar Valdez fez uma homenagem a José Pacheco ao ler um texto sobre a trajetória do educador.

Pacheco quebrou o protocolo, não subiu ao palco e permaneceu o tempo todo em pé, próximo à plateia, em uma dinâmica de perguntas e respostas.

Palestra José Pacheco (1)

“Séries, turmas são impedimentos da aprendizagem”;

“Escolas são pessoas, que são seus valores”;

Palestra José Pacheco (2)

“Na mudança de paradigma é preciso dar segurança aos professores”;

“O professor não ensina aquilo que diz, transmite aquilo que é”;

“Estamos no século XXI com professores do século XX e uma forma de ensinar do século XIX”;

Palestra José Pacheco (3)

“Tem que ter um filtro, não pode instalar um modelo europeu no Brasil”;

“São três condições para começar: cuidado, reconfiguração, cocriação”;

Palestra José Pacheco (4)

“Estudamos pensadores que nunca colocaram o pé no chão da escola”;

“A vida deve ser gratuita. Não temos que vender nosso tempo”.

Fotos: Daniel Fonseca Caldas (Bolsista do Núcleo de Imagens do IFF)

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 01/07/15)