Lançamento do ano do Ensino Profissional da Pesca

por admin publicado 30/04/2010 17h55, última modificação 31/08/2023 12h45
Os MEC e o MPA lançam o “Ano do ensino profissional da pesca”, com a apresentação de várias ações para o desenvolvimento do setor.

Na próxima segunda-feira, 3 de maio, os Ministérios da Educação (MEC) e da Pesca e Aquicultura (MPA) lançam o “Ano do Ensino Profissional da Pesca”, com a apresentação de várias ações para o desenvolvimento do setor. A solenidade ocorre às 10h, no campus Florianópolis Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Participam do evento o Secretário de Educação Profissional do MEC, Eliezer Pacheco, o mMnistro da Pesca, Altemir Gregolin, e a Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Consuelo Sielski dos Santos, que também é Reitora do IFSC.

Dentre as ações a serem anunciadas estão a criação de dois centros de referência em navegação, nos municípios de Itajaí (SC) e Cabedelo (PB), a certificação profissional de pescadores, a aquisição de novos barcos escola, a oferta de mais cursos técnicos na área, a implantação de projeto piloto de alfabetização e a liberação de recursos para equipamentos.

“Está havendo uma mudança de paradigma quanto à pesca nas instituições de ensino de todo país”, afirma Edmar de Almeida Moraes, Coordenador de Políticas para Pesca da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Valorização - Nos últimos anos, a promoção de pesquisas e oferta de cursos àqueles que têm na atividade pesqueira a principal fonte de renda familiar têm sido incentivadas por diversas ações voltadas para o setor.

Pescadores e aquicultores foram beneficiados com políticas de inclusão ofertadas em núcleos de pesquisa aplicada à pesca e aqüicultura em todas as regiões do país. Vinculados às instituições componentes da rede federal, os núcleos também estimulam a pesquisa, a produção e a difusão de conhecimento científico, sempre com foco no desenvolvimento regional e melhoria da qualidade de vida das localidades envolvidas. Atualmente, freqüentam cursos técnicos federais em pesca, 2,2 mil alunos. E em cursos de aqüicultura, 1,6 mil pessoas.

Além disso, foram financiados 40 projetos de pesquisa nos núcleos, implantado o primeiro curso de pós-graduação em pesca e aquicultura do país e adquiridos seis barcos escola para as escolas da rede.

(Fonte: Assessoria de imprensa da Setec)