Notícias

Ingresso de estudantes

Licenciatura em Educação Física e Técnico em Automação Industrial são os cursos mais procurados do IFF

por Ferdinanda Maia (Reitoria) com Valdênia Lins (Campus Macaé) publicado 22/11/2023 15h53, última modificação 22/11/2023 17h18
Eles tiveram o maior número de inscritos no Processo Seletivo e no Concurso Vestibular 2024/1º semestre.
Licenciatura em Educação Física e Técnico em Automação Industrial são os cursos mais procurados do IFF

Educação Física é um dos cursos mais procurados do IFF (Foto: Divulgação/IFF).

 Dois cursos se destacaram no Processo Seletivo de Cursos Técnicos e no Concurso Vestibular 2024/1º semestre do Instituto Federal Fluminense (IFF) com o maior número de candidatos inscritos: a Licenciatura em Educação Física, ofertada no Campus Campos Centro, e o Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio, ofertado no Campus Macaé. 

 O curso de Educação Física teve 198 inscritos, dos 2291 candidatos ao Vestibular; já para o de Automação Industrial foram 823 inscritos de um total de 11.887 candidatos aos cursos técnicos de nível médio. Também para o 1º semestre de 2024, o IFF abriu inscrições para três cursos do Inmetro-Duque de Caxias, dos quais, o de Segurança Cibernética foi o mais procurado com 77 inscritos de um total de 179 candidatos. 

 A coordenadora acadêmica da Licenciatura em Educação Física, Gislane Nunes Leitão, destaca que o curso é ofertado há oito anos no período noturno, facilitando o acesso aos que trabalham durante o dia. “Os licenciados podem atuar como professores do referido componente curricular do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, estando preparados para atenderem às necessidades atuais das escolas e para contribuírem com uma educação integral”, informa.

 Com duração de oito semestres letivos, a licenciatura conta atualmente com 273 alunos. Entre eles, está Daiany Ferreira Dias, do 6° período, egressa do Técnico em Administração do IFF Pádua. “Ser aluna do curso é aprender a cada dia, melhorar como pessoa e ter oportunidades para desenvolver a docência. Eu escolhi o curso porque em toda minha vida como estudante a Educação Física escolar e o desporto escolar foram extremamente importantes para minha permanência na escola e minha formação cidadã. No ensino médio teve um peso ainda maior contribuindo para minha saúde mental. Sempre admirei os professores por me acolherem e despertarem em mim qualidades que nem eu mesma conhecia. Pensei que queria fazer isso por outras pessoas”, conta. 

 A professora Gislane atribui a grande procura a diferentes fatores: “dentre eles, quero destacar, principalmente, os professores altamente qualificados que compõem nosso corpo docente, os espaços excepcionais para as atividades teórico-práticas, o êxito na profissão que os egressos têm alcançado, o histórico de sucesso no esporte que o campus possui, além dos diversos projetos e programas institucionais nos quais o curso está envolvido e que garantem uma formação ainda melhor aos nossos licenciandos”.

 O estudante Rodrigo da Costa, que fez o Técnico em Automação Industrial no Campus  Macaé, atualmente está no segundo período da Engenharia de Controle e Automação. Segundo ele, o técnico foi um estímulo para cursar Engenharia porque proporcionou o contato desde cedo com a tecnologia. Ele relembra que gostava de desenvolver suas ideias no Laboratório IFMaker. "Quem tiver essa oportunidade, agarre e aproveite porque o IFF oferece muito", declara ele aos futuros ingressantes do curso de Automação. 

              Técnico em Automação Industrial

 O Técnico em Automação Industrial, ofertado desde 2009 no Campus Macaé, tem duração de três anos e conta com 222 alunos matriculados. Para o coordenador do curso, professor Claudio Marques de Oliveira, são vários os fatores atribuídos à grande procura: a existência de vínculos ao mundo do trabalho e à prática social, gratuidade do ensino, acompanhamento de alunos evadidos ou com matrícula trancada, entre outros. Ele também cita o programa de visitas IFF de Portas Abertas, a possibilidade de participar da Equipe de Robótica, a Exposição de Ciência, Tecnologia e Cultura, e a Semana de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica.

 "Os alunos formados neste curso estarão aptos para atuarem em empresas ligadas à tecnologia, seja na área de petróleo, ou na petroquímica, termoelétricas e outras relacionadas ao setor de energia, inclusive as alternativas e renováveis, empresas atuantes no agronegócio, indústria farmacêutica, automobilística, aviação, marítima, forças armadas, entre muitas outras opções de atividades", explica, acrescentando que as condições de empregabilidade são excelentes nesse momento. "E há expectativas ótimas para o futuro, também. Como a atividade de Automação Industrial é encontrada em diversos setores da economia, o formando também tem boas oportunidades de atuação no exterior, como é o caso de diversos ex-alunos formados no IFF", afirma. 

Provas para ingresso

 O Vestibular 2024/1º semestre do IFF está ofertando 567 vagas em diversos cursos das suas unidades. A prova objetiva será aplicada no dia 26 de novembro. Já a prova do Processo Seletivo de Cursos Técnicos, regular e Inmetro, será aplicada no dia 03 de dezembro, quando os candidatos concorrerão a 2863 vagas. 

Relação candidato x vaga

 A lista completa de inscritos e a relação candidato/vaga de cada curso pode ser encontrada aqui: Vestibular, Processo Seletivo e Inmetro

 Em se tratando de concorrência, os dados mudam. O curso técnico com a disputa mais acirrada é o Integrado de Informática do Campos Centro, com uma relação de 16 candidatos por vaga; no Vestibular, é a Engenharia de Computação do Campos Centro, com uma relação de 14,3 candidatos por vaga. Para os cursos do Inmetro, figura o de Biotecnologia com 4,4 candidatos por vaga.