Livros de Soffiati foram lançados no IFF

por admin publicado 10/05/2013 18h45, última modificação 31/08/2023 12h45
As produções publicadas pela Essentia Editora do IFF são de poesias em estilo parecido com o Hai Kai japonês e de textos da história de militância ambiental travada pelo autor ao longo dos anos.

O lançamento dos livros “As Lagoas do Norte Fluminense – Contribuição à história de uma luta” e “Mínima Poética”, do doutor em História Social e eco-historiador, Arthur Soffiati, publicados pela Essentia Editora, do IFF, aconteceu na noite do dia 9 de maio de 2013, no auditório Miguel Ramalho, no campus Campos-Centro.

Estiveram presentes no evento professores, estudantes, profissionais da mídia, pesquisadores, amigos e familiares do autor.

“Me sinto muito acolhido pelo IFF em todos os sentidos. A Editora tem me recebido com muita generosidade e teve muito cuidado com os textos para que eles saíssem da forma mais bela possível. Relendo 'As Lagoas...' fiquei impressionado com o meu abuso. Eu não tinha noção de perigo. Mudei bastante, mas fiz questão de manter os textos porque, se hoje eu mudei, foi em função da trajetória que tive”, comentou Soffiati.

“As Lagoas do Norte Fluminense – Contribuição à história de uma luta” reúne vários textos assinados pelo autor: entrevistas, artigos da imprensa, documentos, cartas públicas e cartas escritas para autoridades – tudo isso do período compreendido entre 1978 e 2012. “Mínima Poética”, por sua vez, são poesias assinadas por Soffiati entre 1991 e 2012. Poesias curtas, no estilo do Hai Kai japonês e com fundo filosófico.

Uma delas, “O absoluto ficou obsoleto”, marca, segundo o autor, “uma postura pós-moderna de não se acreditar mais nos grandes projetos de salvação da modernidade a partir do século XVI, ou seja, nas grandes utopias”.

Outro destaque é “Escravo, Escrevo”. “Expressa o meu drama. Sou um escravo da escrita. Escrevo muito, muito mesmo. E como não consigo me livrar disso, a forma que eu tenho de me livrar da escrita é escrevendo mais ainda. É uma escravidão voluntária que eu acabo assumindo porque é dessa maneira que eu consigo viver. Escrever é uma forma de me manter vivo”, disse Soffiati.

Durante o evento, falaram ao público sobre o lançamento dos livros o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFF, José Augusto da Silva; o Promotor de Justiça Marcelo Lessa; a Professora Antenora Siqueira, da Universidade Federal Fluminense; a Professora Marina Suzuki, da Universidade Estadual do Norte Fluminense; e o Diretor do campus Rio Paraíba do Sul/UPEA, Vicente de Oliveira.