Notícias

MEC seleciona cinco projetos do IFF

por admin publicado 09/12/2014 17h35, última modificação 31/08/2023 12h47
Cinco projetos de servidores do IFF foram selecionados no edital de apoio a projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica da Setec/MEC e CNPq.

 Os projetos foram selecionados a partir da Chamada Pública nº 17/2014, realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 No total, mais de 1500 propostas de trabalho foram enviadas por professores e técnicos administrativos de toda a rede. As propostas foram recebidas em quatro linhas de trabalho: (1)pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); (2)extensão tecnológica; (3)financiamento de equipes para torneio de educação profissional; e (4)soluções tecnológicas.

 A linha quatro foi a que teve mais propostas contempladas, num total de 140. A linha um, teve 135 propostas aceitas. As linhas dois e três tiveram, respectivamente, 98 e 99 aprovações.

 Um dos projetos do IFFluminense selecionados será desenvolvido pelos professores Rogério Atem de Carvalho, Cedric Salotto Cordeiro e William da Silva Vianna, do campus Campos Centro. Contemplados na linha PD&I da chamada, eles vão desenvolver um projeto inovador, o primeiro computador de bordo aeroespacial totalmente brasileiro. O CoBAMP (Computador de Bordo Aeroespacial Multipropósito), será desenvolvido em parceria com uma empresa nacional da área aeroespacial e defesa.

 “Esse computador vai coordenar todas as ações que serão desenvolvidas por plataformas espaciais de pequeno porte, como microssatélites, quando estiverem em órbita, conta Rogério. “Ele vai, por exemplo, armazenar os dados de um experimento, atuar na movimentação da plataforma, comandar a comunicação com o segmento terrestre, etc. Isso tudo de forma a aperfeiçoar os processos e promover o melhor aproveitamento possível de energia. O que vamos desenvolver é a parte de hardware propriamente dita, sobre a qual vão rodar softwares específicos. O CoBAMP será o gestor, o cérebro do satélite”, explica.

 Na mesma linha de pesquisa, o projeto “Aproveitamento tecnológico de lactossoro na elaboração de maionese e molho” da professora Kátia Yuri Fausta Kawase, do campus Bom Jesus do Itabapoana, também foi selecionado. Tem como objetivo geral “desenvolver produtos como maionese e molho, com aproveitamento tecnológico do co-produto lactossoro, como substituto parcial e/ou total de ovo, água e óleo, buscando assim a diminuição do custo e calorias do produto”, explica. Também fazem parte da equipe os professores Juliana Vidigal e Henrique da Hora.

 Na linha de extensão tecnológica, o projeto do professor Rodrigo Martins Fernandes foi contemplado. “Estudos Elétricos e Solução Tecnológica para sistema de alimentação de energia elétrica de indústria de ISOPOR como alternativa a baixa qualidade de energia elétrica fornecida pela concessionária” visa à promoção da melhoria contínua e o aumento da competitividade da empresa parceira, por meio de ações de serviços tecnológicos e diagnóstico do sistema elétrico da fábrica, principalmente quanto aos aspectos de qualidade e eficiência energética. As ações serão desenvolvidas no campus Rio Paraíba do Sul/Upea.

 Para Rodrigo, três aspectos podem ser destacados na aprovação dos projetos do IFF: “primeiro porque esse resultado serve de motivação para que outros servidores se preparem para submeterem suas propostas; esse apoio também vem ao encontro da Lei de criação dos IFs que diz que um dos papeis dessas instituições é a realização de pesquisa aplicada, ou seja, transferir para a sociedade o conhecimento de forma a auxiliar na solução de problemas reais; o envolvimento dos estudantes na execução dos projetos também é fundamental para que eles aprendam e consolidem o conhecimento adquirido em sala de aula, tornando sua formação muito mais completa, preparados para a realidade do mundo do trabalho”, considera.

 Na linha soluções inovadoras, foi contemplado o projeto do professor Alexandre Nunes Barreto, do campus Macaé. Ele vai desenvolver a pesquisa “Turbina eólica/gerador de indução auto excitado como carregador de bancos de baterias para sistemas de corrente contínua em plataformas offshore. Desenvolvimento de um protótipo”.

 Outro projeto contemplado na mesma linha é o do professor Daniel Coelho Ferreira, "Implantação de estação piloto de tratamento de águas residuárias urbanas e agroindustriais combinando reatores anaeróbios tipo UASB e sistemas alagados construídos (SACs)".

 De acordo com Daniel, os sistemas anaeróbios de tratamento são compactos, de baixo custo e de alta eficiência na remoção de matéria orgânica de água residuária, além da vantagem de produzirem gás metano, que pode ser utilizado como fonte de energia.

 “A ideia é implantar esta estação piloto de tratamento de águas residuárias (ARs) em nosso campus Bom Jesus do Itabapoana, a fim de desenvolver mais pesquisas sobre o saneamento ambiental e urbano em nossa região, bem como utilizar este espaço para aulas práticas, dias de campo e outros eventos de divulgação junto a comunidade da região”. Fazem parte do projeto os professores Carlos Antonio Araújo, Rafael Gardoni, Carlos Danbroz, Sheler Souza e os servidores Adriano Costa e Wagner de Oliveira.


Saiba Mais: O Governo Federal vai investir R$ 40 milhões para o financiamento dos 472 projetos aprovados na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco no desenvolvimento tecnológico, da inovação e na formação de recursos humanos qualificados no país. A relação das propostas selecionadas pode ser consultada na página do CNPq.

 

Fonte: Ascom IFF com Ascom Setec/Mec

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 11/12/14)