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Nova Regulamentação Didático-pedagógica do IFF é aprovada pelo Consup

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/11/2023 14h27, última modificação 24/11/2023 19h18
Resolução N.º 209 foi publicada nessa quinta-feira, 23 de novembro de 2023, no CDD.
Nova Regulamentação Didático-Pedagógica do IFF é aprovada pelo Consup

Documento foi construído de forma participativa (Foto: Banco de Imagens do IFF)

 A Regulamentação Didático-pedagógica (RDP) é um documento público que traz toda a normatização acadêmica dos cursos ofertados pelo Instituto Federal Fluminense, sejam eles técnicos ou de graduação. A nova RDP foi aprovada pelo Conselho Superior (Consup) do IFF durante reunião realizada no dia 26 de outubro de 2023.

 A última versão da RDP estava em vigência desde 2011. Com a expansão do IFF, tanto física, com a implantação de mais cinco campi; quanto pedagógica, com a oferta de novos cursos e os avanços nas discussões e concepções pedagógicas ao longo desse período, a equipe da Pró-reitoria de Ensino (Proen) identificou a necessidade de atualizar o documento.

 A elaboração da nova RDP foi realizada por meio de ampla discussão, com a participação de Grupos de Trabalho Temáticos que discutiram temas específicos como Certificados e Diplomas, Requerimentos de Registros Acadêmicos, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Educação a Distância, Aproveitamento de Estudos, Matrícula Flexível, Renovação de Matrícula, Atividades Complementares e Avaliação, entre outros.

 O documento também passou por Consulta Pública pela plataforma Participa IFF, em que a comunidade acadêmica pôde contribuir com suas observações, artigo por artigo, sendo a consolidação do documento realizada pela Câmara de Ensino. Antes de seguir para o Consup, a RDP passou por apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Inovação (Cenpei).

 A diretora de Políticas da Educação da Proen, Saionara Rosa da Cruz, que coordenou o trabalho de sistematização da RDP, destaca que o processo de atualização do documento foi marcado por longas horas de trabalho e discussões construtivas. “Cada um de nós desempenhou um papel fundamental nesse processo coletivo. Juntos, demonstramos que somos capazes de superar desafios, unir nossas vozes e aprimorar nossos processos didático-pedagógicos, ressaltou Saionara, acrescentando que "esta Regulamentação não é apenas um conjunto de diretrizes, ela é fruto da cooperação e representatividade, a expressão de nossa visão compartilhada, do nosso compromisso com essa instituição, com a própria organização didático-pedagógica, com a aprendizagem e com a dedicação em proporcionar um ambiente de ensino inovador, inclusivo e orientado para o êxito de nossos estudantes."

 Após diagramação e ajustes sugeridos pelo Consup, a Resolução N.º 209, de 23 de novembro de 2023, que aprova a reformulação da RDP, foi publicada no Centro de Documentação Digital (CDD) do IFF.

 Gestores e professores de diferentes campi que participaram diretamente da atualização da RDP deram depoimentos sobre o processo de elaboração e aprovação do documento. Confira:

 "A aprovação da nova Regulamentação Didático-pedagógica é um marco para o Instituto Federal Fluminense, pois ela reflete a nova realidade institucional multicampi e pluricurricular. As contribuições de todos os campi enriqueceram todo processo e, neste contexto, a RDP surge sistematizando os procedimentos didáticos e administrativos no âmbito educacional. Parabéns a toda comunidade IFF!". Fabíola Ney, diretora de Educação Básica e Profissional do Campus Campos Centro.

 "A reformulação da RDP foi um processo longo, porém um processo de uma construção coletiva, participativa, representativa e de muito aprendizado. O IFF ganha muito com este documento, fruto de um trabalho árduo e democrático, construído a muitas mãos que trabalharam em prol de um objetivo comum, que é fazer uma instituição melhor. Ter participado de um trabalho como esse é motivo de grande alegria; poder fazer parte desta construção coletiva, de um documento tão importante para uma instituição de ensino é uma grande honra." Tiago Tadeu Sousa, professor de Eletroeletrônica do Campus Campos Guarus e membro da comissão de sistematização da RDP.

 "A atualização de nossa Regulamentação Didático-pedagógica foi de extrema importância para nossa instituição, visto que integra e alinha os princípios e procedimentos didáticos e administrativos dos processos educacionais do Instituto, não só às realidades atuais dos campi, como às transformações ocorridas ao longo da última década. Procedimentos outrora não descritos ou até não mencionados na última RDP foram sistematizados, garantindo maior unidade e transparência na gestão dos processos educacionais. Exemplos de impacto são os processos relacionados ao atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas, à formalização da condição de estudante-trabalhador, ao regime de exercício domiciliar/hospitalar, à monitoria, entre outros. Outro significativo avanço foi também a revisão dos processos relacionados à avaliação nos processos de ensino e aprendizagem, incluindo os processos de recuperação da aprendizagem. Só uma Regulamentação Didático-pedagógica bem estruturada é capaz de garantir coerência entre as práticas pedagógicas e administrativas adotadas em nossos diferentes campi, evitando a fragmentação e a disparidade no tratamento das questões demandadas. Vale lembrar que a Regulamentação atual é a culminância de um trabalho coletivo, que contou, desde 2019, com contribuições de Grupos de Trabalho Temáticos de nossa comunidade acadêmica quando do processo de consulta pública, e das câmaras e conselhos institucionais. A aprovação e publicação da atual RDP, portanto, foi essencial para que nosso trabalho se desenvolva de forma democrática, equânime, responsável, transparente, com competência e qualidade." João Felipe Borges, diretor de Ensino do Campus Itaperuna.

 "A elaboração deste documento foi um longo exercício firmado e marcado pelo processo democrático, coletivo e participativo. Foram muitas vozes e muitas mãos que se empenharam para que cada ponto retratado atendesse às necessidades e forma de organização de cada campus, sem ferir os princípios básicos e norteadores da instituição. Poder fazer parte deste processo, de forma tão direta e intensa, renovou meu sentimento de pertencimento ao campus e à instituição." Monica Ramos, membro da comissão de sistematização da RDP e professora da área de Educação do Campus Cabo Frio.