Novas possibilidades para Educação a Distância

por admin publicado 11/10/2013 17h07, última modificação 31/08/2023 12h47
Representantes do Ministério da Educação (Mec) e do IF Sul Rio Grandense apresentaram o atual cenário da Educação a Distancia no Brasil e abordaram o uso de novas tecnologias que ampliam o processo de ensino e aprendizagem.

O encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Ensino e a Coordenação de Educação a Distância (EaD) e recebeu o título de mesa redonda “Educação a Distância: contexto atual e possibilidades”. A atividade aconteceu na tarde de 10 de outubro de 2013, no auditório Reginaldo Rangel do campus Campos-Centro.

Para falar sobre o contexto atual foi convidado o servidor do IFF, hoje atuando no Mec, prof. Carlos Artur de Carvalho, que apresentou dados estatísticos sobre o crescimento do Pronatec, sua importância no contexto da formação profissional, assim como da Educação a Distância, os investimentos realizados e os desafios.

Carlos Artur destacou que o Brasil vive um momento de efervescência da educação profissional e tecnológica e que o Pronatec é um convite à expansão da oferta de vagas no ensino técnico, de forma a consolidar a busca pelo desenvolvimento através da educação e a articulação com o mundo do trabalho.

Os dados apresentados mostram que o Pronatec tem a meta de atingir 8 milhões de matriculados no período 2011-2014 e que em julho de 2013 já havia alcançado 4 milhões de matrículas. Em relação aos dados da rede e-Tec Brasil, de oferta de cursos técnicos a distância, mostrou que em 2012 existiam 923 polos de EaD e que em 2013 foram feitas 775 solicitações de novos polos.

“Não se trata de uma expansão por expansão, mas de poder ampliar o acesso e a oferta de cursos para pessoas e municípios que não tem acesso a uma escola física”, disse complementando que, atualmente, a rede e-Tec soma 244 mil alunos.

Carlos Artur destacou, também, os desafios e possibilidades futuras no que tange a integração de três elementos: estrutura, currículo e gestão e ressaltou que apesar do forte investimento em construção e equipagem de escolas, é preciso ir além.

“Não basta investir em educação, é preciso saber que educação queremos. Uma educação que possa mediar, induzir e articular as ações, os interesses e expectativas”, finalizou.

Da realidade dos números, o debate caminhou para as novas possibilidades da sala de aula.  O servidor do IF-Sul Rio Grandense, prof. Luis Otoni, falou sobre o uso das tecnologias em sala de aula e os recursos que podem ser utilizados para inovar o processo pedagógico, com destaque para os simuladores.

Otoni ressaltou que a Educação a Distância já é percebida por grandes empresas como uma modalidade que garante mais autonomia aos estudantes. Nesse cenário, o uso de tecnologias favorece o engajamento dos alunos que podem participar de forma mais ativa do processo de aprendizagem.

“A educação mediada pela tecnologia tem transformado a sala de aula. O professor não é mais fornecedor de conhecimento, mas incentivador. As salas de aula estão se expandindo e pensar em novas práticas, em especial os simuladores, como recursos para a educação a distância, não se trata de substituir a prática real, mas testar possibilidades”.

O professor mostrou exemplos de projetos como o PHET da Universidade do Colorado com simulações interativas de Ciências e o Laboratório Virtual do IF Santa Catarina.

(Publicada em 11/10/2013)