Reditec 2018

Participantes viajam pelos dez anos dos Institutos Federais

por Cristina França (IFes) publicado 13/09/2018 19h42, última modificação 31/08/2023 12h51
Estande da Setec/MEC proporciona aos participantes conhecer a história da rede.
Participantes viajam pelos dez anos dos Institutos Federais

Gestores participam do desafio interativo sobre a história dos Institutos Federais (Fotos: Mayhara Barcelos - IFF)

Entre as diferentes oportunidades de troca de conhecimentos que a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica - Reditec 2018 proporciona aos participantes está a de conhecer mais sobre a história da Rede Federal no estande da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Na área de exposições do evento, os participantes podem percorrer um trajeto com painéis que contam a história dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, desde o ato de sua criação, em 2008. A Rede Federal conta com 38 Institutos Federais, dois Cefets, 24 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e uma universidade tecnológica federal, com 64 instituições e 659 unidades distribuídas nos 27 estados brasileiros.

Entre os principais destaques, estava a criação da Plataforma Nilo Peçanha, um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal, que reúne e dá publicidade aos dados do corpo discente, docente e técnico-administrativo. Essa plataforma também é utilizada para cálculos de indicadores de gestão monitorados pela Setec e dos Polos de Inovação, que promovem o aumento da competitividade e da produtividade da economia nacional, com o desenvolvimento de pesquisa aplicada e a qualificação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) nos Institutos. “Esse estande foi um dos que mais chamou minha atenção. É uma oportunidade de conhecer ainda mais sobre a nossa rede”, afirmou o diretor-geral do Campus Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Edilson Leite.

Ao final do percurso, o visitante pode participar de um desafio interativo respondendo a um teste de conhecimentos sobre a história da rede. Os dez melhores resultados vão para o “hall da fama” do jogo. “Estimular a competição, de modo divertido e interativo, é uma forma de todos conhecerem mais”, contou o diretor-geral do Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB), um dos visitantes do estande e, que junto com o diretor tocantinense, disputava a liderança do jogo.

Acompanhe a Reditec 2018 pelo FacebookInstagram e pelo canal do IFFluminense no Youtube, o IFF Tube

As fotos do evento podem ser acessadas AQUI