Notícias

Pesquisa aponta baixa qualidade da água de poço

por admin publicado 21/06/2013 17h11, última modificação 31/08/2023 12h48
Aluno do Mestrado em Engenharia Ambiental do IFF realizou pesquisa que aponta a baixa qualidade da água consumida pelos moradores de São Francisco de Itabapoana-RJ.

 A dissertação de mestrado “Mapeamento da Qualidade da Água de Poços em São Francisco de Itabapoana-RJ” foi defendida pelo pesquisador Renato Aguiar da Silva, orientado por Vicente de Oliveira, professor do IFF e Diretor do campus Rio Paraíba do Sul/Upea.

 Em sua pesquisa, Renato observou que “no município de São Francisco de Itabapoana – RJ, assim como em outras regiões do País, a falta de abastecimento de água na zona urbana e rural tem sido solucionada muito mais através da perfuração de poços que da adoção de medidas gerenciais capazes de reduzir as perdas e aperfeiçoar os sistemas existentes”.

 O trabalho analisou e mapeou a qualidade da água de poços consumida em 157 domicílios de 21 localidades. “A maioria das amostras coletadas estava fora dos padrões de qualidade para consumo humano e os resultados mostram que isso pode estar acontecendo em outras áreas do município também, além das pesquisadas. Concluímos que existe uma precariedade no saneamento urbano e rural”, disse.

 Segundo o pesquisador, os poços são perfurados muito próximos das fossas, alguns estavam a 3 metros de distância, outros a 17 metros, quando o ideal são 30 metros de distância da fossa.

 “Foi constatado que a contaminação é pela falta de saneamento básico, fossas mal projetadas e sem manutenção que contaminam a agua utilizada do poço”, complementa.

 Com o trabalho realizado, a proposta é fazer um relatório técnico a ser enviado à Prefeitura do Município e, também, realizar um Seminário para os gestores e população local.

 “Eu espero que a partir desse relatório sejam tomadas decisões para melhorar a situação dos moradores e que seja feito um trabalho de educação ambiental. A gente sabe que o município é grande e existem dificuldades, mas alternativas podem ser adotadas para evitar a contaminação como, por exemplo, orientar sobre o local correto para perfurar o poço”, finalizou.

 Renato defendeu sua dissertação na última terça-feira, 18 de junho de 2013, no campus Rio Paraíba do Sul/Upea. O trabalho contou com o apoio institucional da Unidade.

 

(Publicado em 21/06/2013)