Pibid completa um ano no IFFluminense

por admin publicado 23/04/2015 16h30, última modificação 31/08/2023 12h47
O Pibid leva melhorias para o ambiente escolar, criando oportunidades de novas experiências em sala de aula e amplia horizontes de alunos da rede pública de ensino.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no IFFluminense completa um ano de atuação em escolas das Redes Públicas Estadual e Municipal de Campos dos Goytacazes-RJ: Colégio Estadual Julião Nogueira, José do Patrocínio e Escola Municipal Lions I.

A equipe é formada por seis professores do Instituto, 29 alunos bolsistas dos Cursos de Licenciatura em Física, Química, Biologia, Matemática e Letras, supervisores e parceiros da Diretoria de Pesquisa da Reitoria, cerca de 22 bolsistas de iniciação científica júnior, além de cinco professores das escolas parceiras.

A inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da Rede Pública de Educação promove integração entre educação superior e educação básica. Dessa forma, o programa cria uma forte relação entre teoria e prática. Segundo Fábio Leal, coordenador institucional do programa, “há um esforço para que haja a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos Cursos de Licenciatura das instituições de Educação Superior”.

Foram reestruturados laboratórios de ciências, realizados experimentos e feira de ciências, monitorias voltadas a preparação dos alunos à Olimpíadas Científicas, Enem e Prova Brasil, além da participação em simpósios, encontros, seminários e congressos, eventos que puderam resgatar a história das escolas, oficinas, atividades lúdicas, entre outros.

Alguns alunos das escolas parceiras foram trazidos para visitas e desenvolvimento de projetos no IFF. “Observamos que essas ações ampliaram seus horizontes no que diz respeito à vida profissional. Muitos deles hoje já pensam em ingressar em Cursos Técnicos e Superiores para obterem formação profissional, o que em muitos casos não ocorria antes”, conta Fábio.

Para Adriana Lacerda, bolsista do programa e estudante do Curso de Licenciatura em Letras/Literaturas, “a experiência mudou minha visão sobre os alunos. Aprendi que o aluno merece ser respeitado, como funciona uma escola, e que as pessoas que não acreditam na educação têm medo e são resistentes às mudanças, mas estão erradas. Sinto que a experiência me prepara para o que enfrentarei em sala de aula”.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 23/04/15)