Prefeituras doam terrenos para câmpus do IFF

por admin publicado 09/03/2012 19h04, última modificação 31/08/2023 12h46
Terrenos doados em Santo Antônio de Pádua, no noroeste fluminense, e em Itaboraí, na região metropolitana, sediarão as futuras instalações do IFF, nestes municípios.

O Reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas, e os Prefeitos de Santo Antônio de Pádua, José Renato Fonseca Padilha, e de Itaboraí, Sérgio Alberto Soares, assinaram o termo de doação de posse dos terrenos onde serão instalados os câmpus do Instituto, nestes municípios, nos dias 29 de fevereiro e 05 de março, respectivamente.

Esta foi a 1ª etapa para efetivar a instalação de um câmpus do IF Fluminense em mais um município da região noroeste fluminense e o primeiro na região metropolitana do Estado do Rio. A previsão é de que esses novos câmpus comecem a funcionar dentro dos próximos dois anos.

“Interferir na realidade, concorrer para o desenvolvimento local e regional e buscar oportunidades para inclusão das pessoas com elevação de escolaridade é papel dos Institutos Federais”, afirma o reitor Luiz Augusto Caldas, “neste sentido, as aspirações da sociedade e as perspectivas de crescimento desses municípios para os próximos anos passam a integrar a pauta de debates, para subsidiar a formulação e a posterior oferta da formação profissional e tecnológica. São discussões que envolvem demandas sociais, perfil da unidade, possibilidades de oferta, pessoal docente e técnico-administrativo e a própria estrutura física a ser instalada”, complementa.

O IF Fluminense já conta com sete câmpus em funcionamento. Na região noroeste, há dois câmpus, um em Itaperuna e outro em Bom Jesus do Itabapoana. No norte do Estado, estão quatro deles: um no Centro de Campos, outro em Guarus, além de Quissamã e Macaé. Já na região dos Lagos, uma unidade está instalada em Cabo Frio. O IFF também tem núcleos avançados e pólos de EAD em outros municípios da região, a exemplo de São João da Barra, Casimiro de Abreu e Miracema.