Notícias
Expansão
Presidente Lula assina termo de autorização das obras do Campus Magé

Lula, Camilo Santana e Victor Saraiva na assinatura do termo (Foto: Rodrigo Otal/IFF)
Ao som das palavras de ordem: "a educação voltou", entoadas pelos estudantes presentes na cerimônia de inauguração do novo prédio da Universidade Federal Fluminense - UFF, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro da Educação, Camilo Santana e o Reitor do IFFluminense, Victor Saraiva, assinaram o termo de autorização para a construção do Campus Magé e também do compromisso de adesão ao Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - PARTIUIF.
A construção do novo campus do IFF no município de Magé, na Baixada Fluminense, tem investimento do Novo PAC no valor de R$ 14.167.328,70, e será construído em um terreno já doado pela prefeitura daquele município. Após esse procedimento, a Diretoria de Infraestrutura do IFF seguiu todos os trâmites necessários para a consolidação do campus, desde a medição do terreno, desenvolvimento do projeto de engenharia e arquitetura e acompanhamento da licitação. Agora, com a assinatura do termo de autorização, a expectativa é que as obras comecem no início do mês de maio, com previsão de 18 meses para entrega do novo campus. "Foi um projeto audacioso que enfrentamos em 2024 para começar do zero uma obra desse porte. Conseguimos realizar as licitações dentro da nova lei nº 14.133/21, o que foi um marco na Infraestrutura do IFF, pois foi nessa gestão que começamos licitar por este novo instrumento normativo. Estamos satisfeitos com os trabalhos até aqui desenvolvidos e certos que entregaremos um campus totalmente funcional à comunidade de Magé e munícipes vizinhos", comemora o Diretor de Infraestrutura, Luiz Alberto Hosken.
Para o reitor do IFF, Victor Saraiva, essa assinatura, além de consolidar a construção de mais um campus do IFFluminense, reflete um dos resultados desse primeiro ano de gestão. "Fortalecer a educação pública é uma das missões dos Institutos Federais. E mais um campus significa mais oportunidade de democratização da educação para todos e todas.", ressalta Victor.
A agenda também contemplou as vagas do Partiu IF, destinado aos estudantes do ensino fundamental em situação de vulnerabilidade social e pertencentes a grupos prioritários. Este programa já foi assumido em todos os campi da instituição e está em fase seleção dos estudantes. beneficiados, com 13 turmas e 520 estudantes beneficiados.