Notícias

Internacionalização

Professores do doutorado AmbHidro/IFF fazem visita técnica em universidades de Portugal

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/11/2022 15h29, última modificação 31/08/2023 13h14
Instituições brasileiras e portuguesas são parceiras em projeto aprovado pelo Programa Capes-FCT.
Representantes do doutorado AmbHidro/IFF participam de visita técnica em universidades de Portugal

Professor Jader apresenta o doutorado AmbHidro no Imar, Universidade dos Açores (lha do Faial).

 O coordenador do Doutorado profissional em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro) do Instituto Federal Fluminense (IFF), professor Jader Lugon Junior, e o professor Antonio J. Silva Neto (AmbHidro/IFF e IPRJ/Uerj) estiveram em Portugal no período de 12 a 20 de outubro de 2022 em agenda de um projeto conjunto entre Brasil e Portugal na área de transporte de microplásticos em meio hídrico, que visa ao desenvolvimento de modelos computacionais e a realização de experimentos. Eles participaram de reuniões em Lisboa e também em Horta, nos Açores.

 Na ocasião, foram apresentados os resultados das pesquisas das equipes brasileira e portuguesa participantes do projeto intitulado "Modelagem Computacional e Experimentação Aplicadas ao Estudo da Dinâmica de Microplásticos no Ambiente Marinho: Desenvolvimento, Implementação, Calibração e Validação", do Programa Capes/FCT - Fundação para Ciência e Tecnologia.

 “Conforme o planejamento inicial, foram implementados os primeiros modelos para simulação do transporte de microplásticos nas regiões de estudo”, explica Jader, acrescentando que dois orientandos de mestrado desenvolveram suas dissertações sobre esse tema e geraram resultados. “Foram realizados levantamentos na literatura sobre as formulações existentes para representar os fenômenos que ocorrem com microplásticos e estamos iniciando a implementação computacional”, acrescenta.

 As atividades do projeto têm o envolvimento de pesquisadores da Universidade dos Açores, do Instituto Superior Técnico na Universidade de Lisboa (Maretec), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Instituto Federal Fluminense (IFF). 

 Os professores também participaram de visitas técnicas aos laboratórios da Universidade dos Açores e da Universidade de Lisboa, bem como trabalharam no planejamento das próximas ações, que incluem a realização de um doutorado sanduíche do aluno Nikolas Gomes Silveira de Souza (AmbHidro/IFF), que já se encontra em Portugal, e o estágio de pós-doutoramento do professor Manildo Marcião de Oliveira (AmbHidro/IFF), que embarca agora em novembro, ambos com bolsas aprovadas em edital.

 No Instituto do Mar (Imar), na ilha do Faial, o professor Jader fez uma palestra sobre o projeto para todo o Departamento de Oceanografia e Pescas no anfiteatro da Universidade dos Açores. Ele também apresentou a Plataforma GRIPP desenvolvida por ele e pelo professor Silva Neto. “A plataforma GRIPP é um software desenvolvido na linguagem R voltado para solução de Problemas Inversos, que deverá ser aperfeiçoada e utilizada durante o projeto”, acrescenta. No Imar, eles conheceram todas as instalações e laboratórios e se reuniram com os pesquisadores, a professora Maria Manuela Fraga Juliano, coordenadora local do projeto, João Gonçalves (pró-reitor do Campus da Horta, da Universidade dos Açores e presidente do Imar), Gui Menezes (diretor do Instituto Okeanos), a doutoranda Cláudia Viegas e a professora Ana Martins.

No Instituto Superior Técnico na Universidade de Lisboa (Maretec), foram realizadas reuniões técnicas com a equipe do projeto e, em seguida, trabalhou-se no planejamento das próximas etapas. A coordenação adjunta do projeto fica a cargo do professor Ramiro Neves e fazem parte da equipe os pesquisadores Francisco Campuzano, João Sobrinho, Lucian Simionesei e Ligia Pinto.

 “A viagem se soma a todo um esforço de internacionalização do programa de doutorado AmbHidro do IFF, que tem parceria com docentes da Universidade de Lisboa e Universidade dos Açores desde 2010. Já recebemos a professora Manuela Juliano (UAç) e o professor Ramiro Neves (UL) em eventos promovidos pelo Mestrado em Engenharia Ambiental, já fomos recebidos na Universidade de Lisboa para apresentação de trabalhos, mas agora pela primeira vez enviamos um aluno nosso para passar o período de um ano para doutorado sanduíche. Esse tipo de oportunidade deverá se repetir outras vezes em nosso curso, desenvolvendo pesquisas com a Universidade de Lisboa e também com muitas outras Universidades com as quais temos parcerias acadêmicas”, ressalta Jader.

 Saiba mais: o projeto “Modelagem Computacional e Experimentação Aplicadas ao Estudo da Dinâmica de Microplásticos no Ambiente Marinho: Desenvolvimento, Implementação, Calibração e Validação” tem o objetivo de desenvolver métodos inovadores e ferramentas computacionais para a solução de problemas diretos e inversos no transporte de microplásticos em meio hídrico, com aplicação em quatro regiões geográficas: nas baías de Guanabara e de Sepetiba, no Rio de Janeiro, no Estuário do Tejo e no Arquipélago dos Açores, em Portugal. Em parceria com o Instituto do Mar (Imar), o projeto é composto por pesquisadores da Universidade dos Açores, do Instituto Superior Técnico na Universidade de Lisboa (Maretec), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Instituto Federal Fluminense (IFF).

 No IFF, os modelos computacionais são desenvolvidos principalmente dentro das pesquisas de mestrandos e doutorandos dos quais docentes do IFF são orientadores. Pode-se citar o mestrado em Engenharia Ambiental (PPEA) e o doutorado em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro). Como exemplo, duas dissertações de mestrado do PPEA:  a primeira do engenheiro Rafael Guimarães intitulada "Modelagem Computacional do Fluxo de Microplásticos com Base na Analogia do Transporte de Sedimentos Coesivos: Estudo de Caso do Município de Macaé/RJ", sob orientação do professor Jader; e o trabalho de Isabel Cristina Tomaz Firme intitulado "Microplásticos em Ambientes Costeiros: Partículas Encontradas em Praias da Região dos Lagos/RJ", sob orientação do professor Manildo Marcião de Oliveira.



 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!