Programação da IX Mostra de Extensão prossegue na Uenf

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/10/2017 12h43, última modificação 10/10/2023 12h32
Segundo dia do evento, que tem como tema “A Matemática está em tudo”, contou com apresentações de projetos e reflexões sobre a docência.
Programação da IX Mostra de Extensão prossegue na Uenf

Apresentação de projetos na forma de banner

A programação do segundo dia da IX Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF e I UFRRJ, que faz parte da 14.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi aberta na quarta-feira, dia 25 de outubro, com apresentações orais de projetos, no Centro de Convenções da Uenf.

Estudantes das quatro instituições envolvidas no evento apresentaram projetos desenvolvidos, nas temáticas de Educação, Saúde, Trabalho e Tecnologia. O IFFluminense tem o maior número de projetos de extensão na Mostra, com 160 trabalhos em um total de 290 inscritos.

Entre eles, está o projeto “Arquitetura, Inclusão e Cidadania: projetos de extensão para áreas de habitação de interesse social no município de Campos dos Goytacazes/RJ”, orientado pelo professor Antônio Godoy e apresentado pela bolsista e aluna do 8.º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Campos Centro, Aline Rangel.

Voltado para a comunidade da Margem da Linha, em Campos, que conta com o apoio de projetos desenvolvidos pelo IFF desde 2014, o trabalho tem o objetivo de promover, por meio de oficinas, a arquitetura com senso de comunidade. “São ações de orientação que vão desde a captação de água das chuvas e criação de hortas comunitárias à criação de mobiliários alternativos, possibilitando o desenvolvimento de uma arquitetura para que a comunidade sinta-se pertencente à cidade e mais estruturada”, destaca Aline.

Em seguida, a mesa-redonda “Reinventar a docência para uma matemática que está em tudo”, mediada pelo professor do IFF, Jonivan Lisboa, com participação da professora do IFF, Gilmara Barcelos, e dos professores da Uenf, Sérgio Arruda de Lisboa e Nelson Barbosa, fez uma reflexão sobre o ensino contextualizado da matemática, não só nas escolas, mas também nos cursos de formação de professores.

Gilmara destacou a importância da formação inicial e da linguagem para a aprendizagem da matemática que está em tudo e é para todos. “Vivemos em um mundo híbrido, conectado, que possibilita ensinar e aprender de múltiplas formas. É preciso criatividade para reinventar a docência, com utilização de metodologias coerentes com a realidade atual, evitando a repetição de práticas tradicionais tão questionadas por todos nós”, ressaltou.

Na parte da tarde houve apresentação de projetos de extensão no formato de banner, além de oficinas e minicursos sobre finanças pessoais e práticas de ensino para conservação dos recursos hídricos.

O evento segue até o dia 28 de outubro, com programação aberta ao público. Confira AQUI.