Projetos aprovados para evento nacional

por admin publicado 16/05/2014 20h05, última modificação 31/08/2023 12h47
Projetos de extensão do IFF serão apresentados no VI Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. O evento será realizado de 19 a 22 de maio, em Belém-PA.

A experiência e a metodologia que fazem da Mostre-se, evento realizado pelo campus Campos-Centro, um sucesso na articulação entre o mundo do trabalho, a formação acadêmica e estudantes-futuros profissionais serão compartilhadas durante o VI Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU).

De autoria dos servidores Jonivan Lisboa, Thiago Menezes e Alexandre Chagas, o projeto “Mostre-se: Estreitando a Relação Escola-Empresa-Comunidade” apresenta um histórico do evento e a razão pela qual se tornou a maior feira do estado do Rio de Janeiro, neste perfil: pensada e organizada para estreitar os laços entre a instituição, a comunidade e o setor produtivo, de forma a estimular parcerias entre instituições e empresas, bem como aprimorar as condições de inserção de estudantes e profissionais no mundo do trabalho.

“A quarta edição da Mostre-se, realizada em 2013, contou com a participação de 56 expositores e 18 palestras”, informa Jonivan Lisboa, diretor de Extensão do campus. Durante dois dias, o evento recebeu 20 mil visitantes. Os pesquisadores acreditam que os contatos realizados na feira tenham melhorado o índice de inserção de alunos e egressos no mundo do trabalho, para estágio e empregos, em uma porcentagem em torno de 20 a 25%.

“Esperamos nesse Congresso compartilhar nossa experiência e metodologia de forma a contribuir para a realização de eventos como esse em todo o Brasil”, destaca Jonivan.

Também será apresentado no CBEU o trabalho “O Edifício Escolar Inclusivo como Base na Percepção Ambiental: O Instituto Federal Fluminense (IFF) como Lugar do Ensino Técnico e Profissional para os Alunos com Deficiência Visual”.

“O objetivo principal desse trabalho consiste em investigar a percepção dos ambientes escolares por parte de seus usuários com deficiência visual, a fim de se obter informações para o estabelecimento de diretrizes projetuais e educacionais que possam contribuir para a concepção do edifício escolar efetivamente inclusivo para esse público alvo”, explica Aline Couto da Costa, professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IFF e autora do projeto, construído juntamente com os alunos Jefferson da Silva Carvalho e Tainá Ribeiro Moço Pessanha.

Utilizando os conhecimentos de Arquitetura, em especial os de acessibilidade, o projeto, realizado no campus Campos-Centro, analisa, por meio de entrevistas e observações diretas, as condições de locomoção, comunicação, conforto e segurança desses estudantes, tais como barreiras arquitetônicas, sinalização tátil e a própria sensibilização e conscientização por parte da comunidade interna.

“Acredita-se que o produto do trabalho proveniente desse projeto de extensão tende a contribuir para a vida dos alunos com deficiência visual, bem como para as atividades de profissionais envolvidos no processo pedagógico e na construção civil de escolas”, finaliza Aline.

Outros servidores também tiveram seus trabalhos contemplados. Confira a listagem abaixo:

- Regina Coeli Aquino - “Projeto de Orientação para melhorias habitacionais no bairro de Custodópolis, Campos dos Goytacazes-RJ”;

- Gessé Pereira Ferreira - "Acompanhamento pedagógico continuado. Primeiro momento: Projeto Enem";

- Josemara da Silva Pessanha - “Inclusão digital nas regiões Norte/Noroeste Fluminense”;

- Adriano Ferraiuoli - “As contribuições da Xilogravura na formação estética de Discentes Deficientes Visuais”;

- Orlando Pereira Afonso - “O Ensino de Programação como disciplina do núcleo comum: vantagens e desvantagens” (Coautores: Bruno Neves Belizário e João Vitor Silva de Oliveira); “E-GO (Grupo Eletrônico de Observações) - uma análise da influência da tecnologia na sociedade” (Coautores: Bárbara Costa Godinho e Nicole Tavares Claudino Cardoso) e “Clube de Robótica Educacional e Eletrônica Aplicada” (Coautores: Davi de Moura Bastos e Otho Garcia da Silva Neto).

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 16/05/2014