Notícias

Projetos do IFF com destaque internacional

por admin publicado 13/10/2014 15h50, última modificação 31/08/2023 12h47
Projetos do Centro de Referência em Sistemas Embarcados e Aeroespaciais, reconhecidos internacionalmente, serão apresentados em Simpósio Europeu.

 Os professores Cedric Salotto Cordeiro e Rogério Atem de Carvalho, coordenadores do Centro de Referência em Sistemas Embarcados e Aeroespaciais (CRSEA) do IFFluminense, participam do 6º Simpósio Europeu de CubeSats, de 14 a 16 de outubro de 2014, na Suíça.

 O evento internacional sobre CubeSats (nanosatélites cuja massa varia entre um e dez quilos) reúne os principais pesquisadores do mundo sobre o assunto e os trabalhos dos professores Rogério e Cedric, desenvolvidos no CRSEA, já se tornaram uma referência no Brasil e no exterior. A própria criação do Centro foi um projeto inovador dentro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sendo hoje sua unidade de referência para pesquisa e desenvolvimento de sistemas embarcados e aeroespaciais.

 Na abertura do Congresso, os pesquisadores apresentarão o artigo "Interfacing with the Science Unit: Preparing the Software Side", que aborda um dos projetos desenvolvidos pelo Centro, com suporte da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC): o 14-BISat. O 14BISat é o representante brasileiro no Projeto QB50 – iniciativa da Agência Espacial Européia -, que envolve a construção de 50 nanosatélites por universidades e institutos, de cunho educacional e científico, a serem lançados em janeiro de 2016. O Instituto Federal Fluminense é o representante brasileiro ao lado de países como Estados Unidos, Bélgica, Canadá, China, Alemanha, entre outros.

 Rogério e Cedric também apresentarão o poster "The RIBRAS Software System", outro trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência, que trata do projeto e implantação da Rede Integrada Brasileira de Rastreamento de Satélites (RIBRAS), composta por 10 estações distribuídas pelo território nacional, envolvendo diversas instituições de ensino, além do IFFluminense (IFMT, IFBA, IFMA, IFRR, IFAC, UFABC, UFMG, UFSC e UnB). A RIBRAS tem o apoio da Agência Espacial Brasileira e da Setec/MEC.

 Ainda no 6º Simpósio Europeu de CubeSats, o professor Rogério será o chair da sessão “Attitude Determination and Control Subsystem”, no dia 16. Outras atividades estão previstas para a semana.

 “Na Suíça, devem ser trabalhados detalhes da organização do livro 'Nano-Satellites: Space and Ground Technologies, Operations and Economics' que terá 30 capítulos e 600 páginas, a ser publicado pela Wiley, em 2015, e do qual sou co-editor junto com outro pesquisador suíço e no qual o capítulo sobre Redes de Estações Terrestres será escrito por professores e alunos do CRSEA”, explica Rogério. O livro terá especialistas em nanosatélites de todo o mundo.

 Os representantes do IFFluminense ainda participam da reunião semestral do Projeto QB50 e, depois, seguem para Portugal para trabalhar nos laboratórios dos parceiros do 14BISat: a Universidade do Porto e a empresa Tekever Aerospace.


 Saiba Mais sobre o CRSEA: Com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), o Centro de Referência em Sistemas Embarcados e Aeroespaciais do IFFluminense foi criado em 2012 a partir da confluência de projetos que vinham sendo desenvolvidos há anos pelo professor Cedric Salotto, nas áreas de eletrônica e eletromecânica voltados para sistemas aeroespaciais, e pela equipe do professor Rogério Atem a frente do Núcleo de Pesquisa em Sistemas de Informação. Atualmente, o Centro é responsável por diversos outros projetos. “Podemos dizer sem sombra de dúvida que, apesar de menos de dois anos de criação, o CRSEA já é destaque no Brasil e no exterior”, avalia Rogério. Leia Mais AQUI

 Saiba Mais sobre a RIBRAS: Inicialmente o projeto previa a participação dos Institutos Federais, mas foi ampliado para participação de Universidades Federais com o objetivo de formar uma rede de 10 estações cobrindo todo o território nacional, visando não só às possibilidades operacionais, como também às educacionais e científicas. Com o financiamento da Agência Espacial Brasileira, a previsão é de que o sistema comece a operar no primeiro semestre de 2015. O projeto vai ampliar a participação do Brasil em missões internacionais. No último dia 10, durante o lançamento da plataforma E2T, Cedric entregou ao presidente da Agência Espacial Brasileira uma maquete da RIBRAS.

 Cedric com maquete Ribras

(Presidente da AEB, José Raimundo, recebe do professor Cedric a maquete da RIBRAS. Fonte:AEB)

 

 Saiba Mais sobre os CubeSats: Um CubeSat é um satélite miniatura que oferece todas as funções padrões de um satélite normal. Visto, inicialmente, apenas como uma ferramenta educacional para o treinamento de estudantes universitários, atualmente, centenas de CubeSats já foram lançados na órbita, 57 só neste ano de 2014. Um número significativo desses foi desenvolvido para cunho comercial, o que demonstra que os CubeSats são utilizados para objetivos comerciais, científicos e tecnológicos, além de ser uma ferramenta educacional. Saiba Mais AQUI e AQUI.

 

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 13/10/14)



— registrado em: , ,