Novos tempos

Projetos são apresentados em formato de post no Instagram durante a XII Mostra de Extensão

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/10/2020 15h31, última modificação 31/08/2023 13h00
Tradicional apresentação presencial teve que ser substituída pela online em tempos de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Evento segue até sexta-feira, 23 de outubro.
Projetos são apresentadas em formato de post no instagram durante a XII Mostra de Extensão

Projetos de extensão podem ser conhecidos pelo instagram do evento.

Há 12 anos é realizada a Mostra de Extensão IFF-UFF-Uenf e, mais recentemente, há quatro anos, a UFRRJ se juntou ao grupo de instituições de ensino que promovem o evento com o objetivo de discutir temas relevantes para a sociedade, apresentar suas pesquisas nas áreas da Extensão, bem como promover o diálogo entre a comunidade científica e não científica para buscar soluções para os problemas regionais e reduzir as desigualdades sociais.

Mas neste ano, com a pandemia de Covid-19, o evento foi transportado para o mundo virtual e toda a programação, iniciada na terça-feira, 20 de outubro, está sendo realizada pelo canal da Uenf no YouTubeInclusive, a apresentação dos projetos desenvolvidos por estudantes e servidores está sendo online. Como formato, a comissão organizadora optou pelas publicações de posts no Instagram do evento para cada um dos 254 trabalhos submetidos, além dos 23 relativos aos projetos dos programas de diversidade das instituições.

Cada postagem conta com até 10 imagens ilustrativas e explicativas sobre o trabalho, elaboradas pelos autores, e os interessados podem acessar de qualquer lugar, curtir, fazer comentários e perguntas. As publicações estão divididas por eixos temáticos: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

Um dos projetos que pode ser conhecido é o “O direito à literatura em tempos da Covid-19”, coordenado pela professora Talita Vieira Barros e as alunas Tassiane Ribeiro de Jesus e Thainá Ribeiro Moraes, do IFF Campus Campos Centro. Trata-se de um curso de extensão online voltado à análise e leitura do texto literário “com o objetivo de pensar o direito à literatura como alicerce social”. As aulas aconteceram pelo google meet e contaram com 46 participantes.

Outro trabalho é o “Toca Guarus” que promove atividades de ensino de instrumentos musicais e prática instrumental em grupo, gratuitas, aos moradores de Guarus, em Campos dos Goytacazes-RJ. O projeto é desenvolvido pelo professor do IFF Campus Campos Guarus, Henrique Gonçalves da Costa, e as bolsistas, alunas da Curso de Licenciatura em Música, Paula Roberta Berty e Sarah Teixeira Rocha.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mostra de Extensão (@mostraextensao) em

O trabalho começou neste ano, de forma online devido à pandemia, e atende, atualmente, cerca de 50 pessoas. A ideia é que as turmas sejam anuais. Henrique explica que o projeto visa levar novas perspectivas sociais e profissionais aos moradores, tornando-se um espaço de democratização do acesso a bens culturais.

“O projeto Toca Guarus tem desenvolvido atividades de ensino coletivo e gratuito de instrumentos musicais como Flauta Transversal, Violino, Violão e Teclado, na comunidade de Guarus, oportunizando o aprendizado destes instrumentos em uma região que se configura como local onde se destaca a violência e a vulnerabilidade social, além da escassez de oportunidades de aprendizado musical gratuito e de atividades culturais”.

Para conhecer outros trabalhos desenvolvidos nas instituições de ensino, vale visitar o Instagram do evento.

De acordo com Jonas Defante, coordenador de Políticas Culturais e Diversidade do IFF, o formato adotado para a edição deste ano “facilitará a ampla divulgação científica e acadêmica dos projetos pela rede social”. Ele conta que o material também será reunido em um e-book a ser divulgado no site oficial do evento futuramente.

A XII Mostra de Extensão IFF-UFF-Uenf e IV UFRRJ reúne 1.445 participantes e traz como tema “Rendas e trabalho: perspectivas e desafios”. O evento faz parte da programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema "Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira".

Fique por dentro de toda a programação pelo Portal de Eventos do IFF.