Proposta de política para a pesquisa aplicada

por admin publicado 12/06/2014 10h40, última modificação 31/08/2023 12h47
Uma política para a pesquisa aplicada no IFFluminense será elaborada. A iniciativa é do Colégio de Dirigentes que se reuniu em 11 de junho, na sede da Reitoria, em Campos-RJ.

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vem passando por um intenso processo de internacionalização. Estudantes de todo o Brasil, através do programa Ciência Sem Fronteiras, adquirem experiências em instituições estrangeiras durante um ano de estudos e retornam para o país com bagagem cultural e científica.

Da mesma forma, professores estão tendo a oportunidade de vivenciar experiências em diferentes países e promover um intercâmbio de informações e ações. A proposta não é copiar modelos internacionais, mas, a partir dos conhecimentos adquiridos, gerar novas propostas adaptadas à realidade brasileira e local/regional.

“O processo de internacionalização traz para o Instituto novas experiências e reflexões que nos fazem discutir a nossa própria identidade tendo o cuidado para não importar modelos prontos, e sim pensar o nosso papel na promoção da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, destaca o pró-reitor de Ensino do IFF, Carlos Marcio Lima.

Nesse sentido, uma das principais questões é reforçar o conceito de pesquisa aplicada para que a instituição se aproxime cada vez mais da sociedade, sejam empresas, cooperativas, associações, entre outros segmentos.

“Os Institutos Federais possuem um modelo singular em relação à educação profissional e tecnológica ao possibilitar uma formação ampla e integral do estudante, que poderá atuar em diferentes áreas do conhecimento. Nossa formação é muito sólida, contudo, precisamos avançar no envolvimento com a sociedade”, ressalta Carlos Marcio.

A pesquisa aplicada, ao gerar conhecimento e inovação para aplicação prática visando solucionar problemas ou necessidades locais e/ou regionais, promove essa integração entre escola-sociedade. Ações nesse sentido já são realizadas na instituição a partir de aspectos culturais, ambientais e de desenvolvimento econômico, contudo, o que se pretende é avançar ainda mais ao ser estabelecida uma política para a pesquisa aplicada.

O Colégio de Dirigentes – composto pelo reitor e diretores-gerais – irá encaminhar a proposta ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cenpe) para que o documento seja construído.

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 12/06/2014)