Protocolo para construção do Parque Tecnológico

por admin publicado 19/03/2015 19h30, última modificação 31/08/2023 12h47
Instituições assinam Protocolo de Intenções para a construção do Parque Tecnológico do Norte Fluminense. Projeto prevê implantação em dois anos.

O processo de concretização do Parque Tecnológico do Norte Fluminense deu mais um passo na quarta-feira, 18 de março de 2015, na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes-RJ. Dezesseis instituições assinaram o Protocolo de Intenções integrado por um plano de trabalho que tem como objetivo estruturar e implantar o Parque.

A proposta de construção, que tem mais de 20 anos, parece que sairá de vez do papel. Segundo o professor Ronaldo Paranhos, presidente do Conselho da TEC Campos e grande incentivador do projeto, o momento é diferente e propício. “Ao longo de todos esses anos tivemos pessoas muito capacitadas e experientes, mas pela primeira vez conseguimos congregar três importantes atores neste processo: o setor público, a academia e o setor privado em prol de um mesmo objetivo, o que eu chamo de governança”, destaca.

A partir da assinatura do Protocolo de Intenções, será formada uma comissão para estudar três aspectos relativos ao Parque: gestão e organização; infraestrutura; e captação de negócios. A previsão é de que o processo de implantação do Parque seja de dois anos. O plano de trabalho prevê uma infraestrutura constituída por diferentes unidades, uma delas será o Polo de Inovação do IFFluminense, aprovado recentemente em edital da Embrapii. Também serão unidades o Colégio Agrícola Antonio Sarlo, o Laboratório de Certificação de Cerâmica e Materiais de Construção da Uenf e a incubadora TEC Campos.

Na prática, o Parque Tecnológico vai promover a integração da academia, por meio de suas pesquisas, com as demandas empresariais gerando inovação e desenvolvimento de tecnologia, com foco nas áreas de Agropecuária, Energia e Engenharias / TI; possibilitará ainda um campo maior de experimentação para estudantes e professores das instituições envolvidas, bem como a capacitação de mão de obra.

“O IFF é signatário neste projeto com entusiasmo e esperança. As instituições de ensino têm papel importante nesse contexto, cada uma a partir do seu conhecimento, da transferência de tecnologia e das experiências bem-sucedidas que potencializarão o desenvolvimento das empresas da região para promover a inclusão social, o aumento do trabalho e da renda e a qualificação de nossos jovens. Por isso, o IFF renova o seu interesse no Parque Tecnológico”, afirmou o reitor do Instituto, Luiz Augusto Caldas Pereira.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves, representou a prefeita de Campos e disse que “este é o início da concretização do sonho de transformar toda a riqueza e produção científica de Campos em desenvolvimento para a região”.

Assista ao vídeo AQUI.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais