Notícias
Ensino
Próxima edição do [Com+Ciência] trará reflexões sobre Filosofia
O público poderá enviar perguntas e comentários durante a transmissão (Arte: Bruno Leite)
Promover reflexões sobre aquilo que pensamos, como vivemos e nos relacionamos, a forma como enxergamos a realidade e trazer à tona questões que têm afligido os seres humanos para além das preocupações com a saúde, durante a pandemia da Covid-19, é a proposta do [Com+Ciência] Filosofia. A transmissão, voltada para os estudantes de todos os cursos do IFFluminense e demais interessados, será realizada na próxima quarta-feira, dia 09 de setembro, às 15h, pelo canal IFFTube.
Com o tema “Filosofar em tempos de pandemia”, o [Com+Ciência] terá a participação do professor do Campus Itaperuna e mestre em Filosofia, Rafael Alves de Santana, e do professor de Filosofia e coordenador do Cineclube Debates do Campus Bom Jesus do Itabapoana, Rafael Tardin, com mediação da pedagoga da Pró-reitoria de Ensino, Heise Aires Arêas.
“Pensar filosoficamente sobre o momento que atravessamos é a nossa contribuição na busca por caminhos em direção a uma vida mais justa, fraterna, serena e feliz”, Rafael Santana.
De acordo com Rafael Santana, toda crise é uma oportunidade de crescimento, mudanças e revisão de caminhos. “No entanto, esta oportunidade só é aproveitada quando nos dispomos a refletir, a questionar, a analisar profundamente tudo aquilo que pensamos saber, ter certeza, consideramos verdadeiro e normal. A Filosofia pode nos ajudar muito a sair das crises que vez ou outra se instalam em nossas vidas”, afirma o professor, acrescentando que a pandemia da Covid-19 é, atualmente, a maior aflição que atinge toda a humanidade.
“De repente, tudo parou e nos vemos forçados a encontrar um ‘novo normal’. A maneira como vivemos, o modo como nos relacionamos socialmente, os fundamentos dos nossos conhecimentos e a percepção sobre o que é a realidade estão na agenda do dia para refletirmos e tentarmos encontrar um sentido sobre como chegamos até aqui e como sairemos para um mundo melhor”.
O professor afirma que a pandemia colocou em xeque muitos fundamentos das nossas relações políticas, éticas, sobre quem somos e o que sabemos sobre nós e o mundo. “Pensar filosoficamente sobre o momento que atravessamos é a nossa contribuição na busca por caminhos em direção a uma vida mais justa, fraterna, serena e feliz”, complementa Rafael.