Saúde Mental

Psicólogos do IFF disponibilizam acolhimento online para estudantes, servidores e terceirizados

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/04/2020 13h23, última modificação 31/08/2023 12h58
Suporte psicológico, que contará, também, com a realização de Rodas de Conversa, visa à prevenção do adoecimento e o fortalecimento da saúde mental.

Primeiro contato com os psicólogos será realizado por e-mail

O isolamento social e as mudanças radicais nas rotinas das pessoas, em virtude do estado de emergência de saúde pública causado pelo novo Coronavírus, podem gerar sentimentos como medo, angústia e ansiedade, desestabilizando as emoções e a saúde mental.  Pensando nisso, o grupo de psicólogos do IFF, formado por oito servidores, irá oferecer acolhimento psicológico e Rodas de Conversa online para estudantes, servidores e terceirizados da instituição. O objetivo é prevenir o adoecimento e fortalecer a saúde mental.

Os interessados em receber suporte psicológico devem enviar um e-mail para acolhimentopsi@iff.edu.br com a sua demanda e informando, também, o curso e o campus, no caso dos estudantes; o campus e o cargo/função, no caso de servidores e terceirizados.

"É importante que possamos acolher e orientar a todos, ajudando-os a desenvolver estratégias emocionais para lidar com essa situação", psicóloga Viviane de Souza.

“Períodos como esse de crise que estamos vivendo levam as pessoas a sentimentos de medo, ansiedade e insegurança diante de tantas ameaças e incertezas. É importante que possamos acolher e orientar a todos, ajudando-os a desenvolver estratégias emocionais para lidar com essa situação e orientando sobre como podemos cuidar e preservar nossa saúde mental, diante dessa pandemia e de suas consequências”, ressalta a psicóloga da Reitoria do IFF, Viviane de Souza.

Rodas de Conversa - após o primeiro contato, por e-mail, e acolhimento da demanda pelo psicólogo, os estudantes e servidores/terceirizados serão encaminhados para participação nas Rodas de Conversa, que acontecerão de forma remota, por meio de webconferência, no dia e horário marcados pelo profissional.

Viviane explica que as Rodas de Conversa são grupos terapêuticos, formados por 10 a 15 pessoas e que podem ser divididos por categoria. “Trataremos de temas psicológicos e formas emocionais para lidar com o confinamento. Faremos a introdução de algum tema e, a seguir, estimularemos a participação das pessoas”.  A psicóloga acrescenta que, caso o profissional perceba alguma situação mais delicada será dado suporte individual. “Se necessário, encaminharemos para uma lista que fizemos de colegas psicólogos que estão se prontificando para atendimento online. Temos opções que são remuneradas, mas também de psicólogos que estão fazendo trabalho voluntário”, afirma Viviane.

Informação e orientação - além do acolhimento e da realização das Rodas de Conversa online, os psicólogos também estão preparando materiais para divulgação com mensagens, orientações e dicas de cuidados para a saúde mental. “Acreditamos que o material informativo vai na frente, ele previne o adoecimento psicológico, porque, às vezes, você lê uma mensagem, uma dica de saúde mental, reflete e já consegue lidar melhor com seus pensamentos e comportamentos”, finaliza Viviane.