Educação Profissional

Reitor do IFF apresenta casos de sucesso da Rede Federal em evento da SBPC

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/04/2019 13h45, última modificação 31/08/2023 12h53
Jefferson Manhães foi um dos palestrantes do Painel de Experiências Exitosas no Ensino Médio e Técnico.
Reitor do IFF apresenta casos de sucesso da Rede Federal em evento da SBPC

Jefferson Manhães durante apresentação sobre a Rede Federal

O reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, participou da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 27 a 30 de março, no Centro de Convenções do município de Sobral, no Ceará. A reunião tem como principal objetivo a popularização e valorização do conhecimento educacional e científico produzido no país e sua inserção no cotidiano dos cidadãos.

A programação do evento, com o tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”, contou com palestras, seminários e mesas-redondas sobre a experiência educacional de Sobral, casos de sucesso na educação básica e no ensino médio e técnico, além de debates sobre a Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores.

Jefferson Manhães foi um dos palestrantes do Painel de Experiências Exitosas no Ensino Médio e Técnico, coordenado por Cláudia Sales, da Universidade Federal do Ceará (UFC), no dia 28 de março. Também participaram do debate os palestrantes Eliana Myra, do Colégio Pedro II; Alessandra Martins, da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial dos Colégios Militares; e Ariete Weber, do Colégio Farias Brito.

Em sua fala, Jefferson apresentou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IFFluminense e seu Polo de Inovação e a TEC Campos Incubadora de Empresas.

“Esse ecossistema de inovação tecnológica que está se constituindo no município de Campos dos Goytacazes, com a integração das demais universidades e do poder público federal, estadual e municipal, por meio de suas agências de fomento, mostra que nós estamos construindo um ambiente de desenvolvimento tecnológico, de produção de conhecimento”, destaca o reitor, acrescentando que a “educação e a formação profissional se dá nesse ambiente, o que constrói um perfil de profissional muito mais antenado ao futuro e às necessidades da nossa região”.