Notícias

Sustentabilidade

Reitor do IFF apresenta experiências da Rede Federal em evento internacional sobre Educação Profissional Verde

por Ferdinanda Maia / Comunicação Social da Reitoria publicado 23/06/2017 18h49, última modificação 31/08/2023 12h41
Objetivo é discutir o desenvolvimento do capital humano sob perspectivas e competências sustentáveis.
Reitor do IFF apresenta experiências da Rede Federal em evento internacional sobre Educação Profissional Verde

 O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, participa do workshop “Rumo a uma educação e formação técnica e profissional sustentável” (EFTP Verde) que acontece de 26 a 30 de junho de 2017, no Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica (Conalep), em Metepec, no México. O Conalep organiza o evento ao lado da Secretaria de Educação Pública do México, do Unevoc  Centro Internacional da Unesco voltado à educação profissional e do Instituto Federal para a Formação Profissional da República Federal da Alemanha (BiBB).

 O evento, que vai reunir os coordenadores dos Centros Unesco-Unevoc do México, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador e Paraguai, visa fomentar ações para a formação integral de estudantes por meio de um programa de atividades de sustentabilidade e promoção da cultura ecológica, bem como discutir as tendências sobre educação verde e trocar experiências entre os participantes. De acordo com a organização, facilitar a transação para economias verdes e sociedades sustentáveis é uma das estratégias prioritárias da Unesco para a Educação Profissional no mundo.

 “Este encontro é justamente para que a gente possa consolidar os conhecimentos nesta área de forma a desenvolver políticas públicas em nossas instituições e em nosso entorno relacionadas ao desenvolvimento sustentável”, explica Jefferson que participa enquanto coordenador do Centro Unevoc do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). “São ações em várias dimensões que este evento busca estimular: construir cursos que levam em consideração esta temática ou destinados a ela, ações de infraestrutura nas escolas, de pesquisa e de intervenção ou de diálogo com as comunidades e instituições”, complementa.

 A programação será ministrada por especialistas do BiBB e por representantes do Centro Internacional Unesco/Unevoc, e contará com quatro sessões temáticas: (1) Introdução à educação e formação técnica e profissional sustentável; (2) Investigação verde; (3) Cultura institucional sustentável, a comunidade e o lugar do trabalho; (4) Currículo e formação sustentável.

 No dia 27, Jefferson participa de uma mesa de trabalho com o tema “Formação profissional para o desenvolvimento sustentável no Brasil e Paraguai”. Ele vai apresentar a experiência da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a partir de ações já implementadas pelos Institutos Federais. Para o reitor, o Brasil e o mundo têm muito o que avançar para alcançar as metas de uma educação verde.

 “Vejo que há uma perspectiva do aprender, mas o mais desafiador é o muito que temos por fazer. Temos no Brasil, e nos IFs, experiências muito interessantes, mas de forma geral, o mundo está ainda muito distante daquilo que entendemos como políticas sustentáveis. Há muito a aprender e muito mais por fazer, mas a gente já percebe em países como Alemanha e Canadá, por exemplo, ações muito significativas. E, naturalmente, quando você se relaciona com outros países, com outras experiências, isso torna o aprendizado mais acelerado, há muito mais oportunidades de conhecer casos de sucesso e, de alguma forma, trazer estas experiências e adaptá-las para nossas instituições”, acredita Jefferson.