Reitor do IFF comenta a XXXVII REDITEC

por admin publicado 08/09/2013 20h10, última modificação 31/08/2023 12h45
O IFFluminense com participação expressiva na XXXVII REDITEC, com servidores de todos os campi, apresenta o Programa Universidade Aberta da 3ª Idade e o campus Rio Paraíba do Sul, como experiências exitosas

A Reditec 2013 teve uma expressiva participação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, ressaltou o Reitor do IFFluminense, professor Luiz Augusto Caldas. Com o tema “Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento: o papel da Rede Federal”, a REDITEC proporcionou aos participantes uma ampla reflexão. Esse é um tema importante a ser discutido pelas Instituições da Rede Federal. No entanto, ao trazer para a centralidade o tema da INOVAÇÃO, é necessário que também seja discutida sua finalidade e abrangência.   A inovação deve abrir espaço e condições para a igualdade de oportunidades, e a Rede está comprometida com isso, mas temos grandes desafios, precisamos definir de que Inovação os Institutos devem se ocupar. Isto significa indagarmos: para quê e para quem?, afirmou o Reitor.

Tivemos uma participação significativa no evento. O IFFluminense contou com a presença de servidores de todos os nossos campi. Do campus Itaperuna, Michele Maria Freitas e Marlúcia Junger; de Cabo Frio, Anderson Cortines e Adriana Peixoto; do Campos Centro, Jefferson Azevedo, Pedro Castelo Branco e Jonivan Lisboa; do Núcleo de São João da Barra, Valter Sales e Angellyne Rangel; de Quissamã, Marcelo Sarmento, Marianna Venâncio e  Aline Estaneck; do campus Rio Paraíba do Sul (UPEA), Vicente de Paulo; de Bom Jesus, Leandro Costa e Thais Romano; de Macaé, Jader Lugon; do campus Guarus, Talita Neme; além dos Pró-Reitores Helder Siqueira, Paula Bastos, José Augusto Ferreira e Ana Lúcia Campinho e da Chefe de Gabinete, Carla Patrão. Estes momentos são importantes em razão dos temas discutidos e também da troca de experiência que esse evento nos proporciona.

Dentro de programação da REDITEC, podemos destacar as apresentações artísticos-culturais, em que os presentes se emocionaram com a musicalidade de servidores e alunos do IFAL. A promeira apresentação foi da Orquestra Jovem do IFAL,  liderada pelo maestro Almir Medeiros, em que executaram peças de autoria de Bach e Luiz Gonzaga. Também tivemos a apresentação do coretfal que junto à Orquestra apresentaram as músicas Respeita Januário e Ode à Alegria, de Beethovem. O grupo Armorial de Piranhas, liderados pelo maestro Egildo Vieira, executou músicas folclóricas  e forró de autoria de Luiz Gonzaga. Certamente um diferencial na programação.

Além de palestras, painéis, apresentações artístico-culturais, esta edição teve uma novidade que foi a apresentação de experiências exitosas dos Institutos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. O IFFluminense apresentou, na área de extensão, o Programa Universidade Aberta da 3ª Idade do campus Bom Jesus, relato feito pela servidora Thais Romano. E na área de pesquisa, o professor Vicente de Paulo apresentou as ações desenvolvidas na Unidade de Pesquisa e Extensão.  Parabenizamos os nossos servidores e nossos campi pelas experiências de sucesso. Estas oportunidades de trocas de experiências proporcionam momentos de integração e articulação entre as instituições.

A REDITEC se constitui em espaço de debates e reflexões, o que aproxima as instituições da Rede Federal, na medida em que estimula o trabalho colaborativo e solidário, nos fortalecendo para enfrentar os desafios conceituais e de gestão dos Institutos Federais, neste ano em que completamos 5 anos da Lei N.º 11.892 que criou os Institutos Federais e a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, finaliza Luiz Augusto.