EPT no mundo

Reitor do IFF é o novo representante do Conif na diretoria da WFCP

por Ferdinanda Maia / Comunicação Social da Reitoria publicado 09/06/2020 10h01, última modificação 31/08/2023 12h59
A Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos, sediada no Canadá, reúne representantes de todos os continentes para promover a educação profissional e tecnológica (EPT) no mundo.
Reitor do IFF é o novo representante do Conif na diretoria da WFCP

A WFCP reúne 43 membros e 28 países que discutem e apontam melhorias para a educação profissional e tecnológica no mundo (Foto: WFCP).

O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, é o novo representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (a WFCP na sigla em inglês).

A WFCP é uma rede internacional de líderes da educação, representantes de Colleges, Institutos, Universidades e Politécnicos com o objetivo de promover o acesso a uma educação mais cidadã, que contribua com o bem-estar das pessoas, que desenvolva habilidades e competências exigidas pelo mundo do trabalho, para o desenvolvimento e a inovação, bem como para uma completa integração do indivíduo dentro da sociedade, com consciência ambiental e respeito às futuras gerações.

Os novos membros do conselho diretor foram eleitos durante a reunião anual, realizada em 28 de maio por videoconferência. Ao todo, são 15 representantes de diversos países além do Canadá e Brasil, tais como: Austrália, País Basco, Chile, Jamaica, Nova Zelândia, Senegal, Uganda, Estados Unidos e Inglaterra.

Jefferson substitui o professor Wilson Conciani na representação do Conif para um mandato de até três anos. O conselho diretor da WFCP se reúne mensalmente para discutir e estabelecer os objetivos da Federação e conduzir as atividades.

“É uma das redes mais importantes que temos para o compartilhamento de experiências e para discussão do aprimoramento da educação profissional e tecnológica no mundo”, ressalta Jefferson acrescentando que o grupo reflete sobre desafios comuns como, por exemplo, o da pandemia de Covid-19. “São desafios que fazem com que transformações precisem ocorrer na educação não só para aprimorar e se adaptar, mas também para ajudar todo o sistema de formação para os novos desafios da humanidade”.

O Conif faz parte da WFCP desde 2011, sendo que a oficialização aconteceu no ano seguinte, em 2012. Sua participação visa contribuir com as experiências brasileiras, em especial da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que reúne os Institutos Federais, como também para receber informações e aprender com práticas de outros países.

Entre as ações da WFCP, Jefferson destaca os Affinity Groups que são os grupos temáticos em diversas áreas entre as quais o Conif lidera as discussões sobre permanência e êxito do estudante, e que são apresentadas durante congresso mundial. “Bienalmente fazemos um encontro das várias lideranças do mundo para discutir novos caminhos”, enfatiza Jefferson que também é o coordenador da Câmara de Assuntos Internacionais do Conif e seu representante enquanto Centro da Unesco-Unevoc, desde 2016.

Para conhecer mais sobre o trabalho da WFCP acesse o site oficial