Reitor participa de Oficina sobre avaliação na SETEC

por admin publicado 01/08/2013 16h45, última modificação 31/08/2023 12h47
O Reitor Luiz Augusto Caldas participa hoje (01/08) e amanhã de Oficina sobre Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica.

Com a temática “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica”, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica iniciou hoje, (1°/08), uma Oficina, com a participação da Rede Federal de EPT, do Conselho Nacional de Educação, Conselhos Estaduais, INEP e outras representações. Na abertura, o Secretário da SETEC, prof. Marco Antônio Oliveira, destacou o desafio de se pensar um sistema nacional de avaliação que considere os diferentes níveis de ensino e que o exercício do diálogo deve permear todo o processo.

As atividades tiveram início com o Painel sobre “Por que avaliar a educação profissional?” e participaram das discussões/reflexões o prof. Luiz Caldas, Reitor do Instituto Federal Fluminense, o prof. Francisco Cordão, do Conselho Nacional de Educação e a professora Sandra Zákia, da USP.

Em sua abordagem, o prof. Luiz Caldas destacou o fato de que as discussões sobre o tema avaliação da educação profissional devem ser precedidas por um amplo debate, que contemple 'inicialmente uma concepção de educação profissional, em nome do reconhecimento da liberdade, do que é plural”. Ainda em sua fala, ressaltou que a avaliação, considerada em seu corpus histórico, não é uma temática inédita. Em suas ponderações, o professor Caldas destacou iniciativas, já nos anos 20, de elaboração de relatórios que relacionavam a baixa qualidade de ensino ao perfil dos mestres e professores. Finalizando, defendeu que o processo de avaliação não pode se esquivar em pensar “Para quem se destina e como se faz a Educação Profissional e Tecnológica?” e afirmou que a efetividade destas reflexões deve se inspirar no seguinte questionamento: “para onde se dirige este estudante, este trabalhador qualificado no processo formativo?”.

O prof. Francisco Cordão apresentou as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional Técnica de nível médio de 2012 e destacou os indicadores de Plano de Curso compatíveis com o novo paradigma da avaliação.

Finalizando, a profª. Sandra Zákia afirmou que a avaliação deve estar comprometida em afirmar valores e sugeriu o uso da expressão 'sistemática da avaliação', ao invés de sistema de avaliação, chamando a atenção para o fato de que a avaliação não pode ser tomada como uma atividade pontual, e sim, como um processo que requer atividades inter-relacionadas e que não pode ser debatida a partir de seus resultados.

O evento estende-se até amanhã (02/08), com apresentação de painéis que tratarão das experiências de avaliação da educação profissional e tecnológica no sistema educacional brasileiro.