Periódico

Revista Cadernos de Extensão é relançada pela Essentia Editora com novo formato

por Comunicação Social da Reitoria publicado 21/09/2020 14h26, última modificação 31/08/2023 13h00
O quarto volume da publicação traz novidades como as seções de Artigos Originais, Relatos de Experiências, Entrevista e Ensaio, além de trabalhos de pesquisadores de diversas instituições do país.
Revista Cadernos de Extensão é relançada pela Essentia Editora com novo formato

Publicação está disponível para leitura no site da editora (Arte: Essentia Editora)

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense publicou, neste mês de setembro, a edição número 1 do quarto volume da Revista Cadernos de Extensão. O periódico está sendo relançado pela editora com novidades em seu formato: a submissão de trabalhos nas categorias distintas de Artigo Original e Relatos de Experiências; as seções Entrevista e Ensaio; a abertura para submissão por pesquisadores externos ao IFF, ampliando o diálogo com diversas instituições; além da periodicidade, que passa a ser semestral.  Acesse a publicação no site da Essentia.

A nova edição da revista, que visa promover a reflexão e a divulgação das ações de Extensão, traz, além do Editorial, uma entrevista com a servidora Paula Bastos, pró-reitora de Extensão do IFF entre os anos de 2011 e 2015, e o ensaio “Precisamos falar do ‘efeito balbúrdia’: um diálogo com Paulo Freire sobre o papel da extensão em tempos de ataques à educação pública”, de autoria de Pâmella Passos e Evelyn Morgan, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

“Os artigos e relatos desse número da Cadernos revelam a riqueza e a diversidade do conhecimento que se produz no campo da Extensão", Juliana Vidigal.

A publicação conta, também, com 21 trabalhos de estudantes e servidores extensionistas de vários campi do IFF e de pesquisadores de outros institutos federais e de universidades de diversas regiões do país.  “Os artigos e relatos desse número da Cadernos revelam a riqueza e a diversidade do conhecimento que se produz no campo da Extensão, com forte recorte local e cultural. São apresentados trabalhos em praticamente todas as áreas temáticas: Educação, Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Tecnologia e Produção, e Comunicação”, destaca a professora e editora assistente da revista, Juliana Vidigal.

A editora acrescenta que o novo número da publicação “joga luz à importância da Extensão como campo vital para a realização da função social das instituições, o que certamente é algo complexo, demanda estrutura, diretrizes claras, equipe especializada para realizar seus fins e que requer, dentre várias coisas, decisão institucional para sua condução”.

Além das mudanças no formato, a revista Cadernos de Extensão passou a contar com uma nova equipe editorial, formada também pelas servidoras Aline Portilho e Denise Xavier. Juliana destaca o desafio das editoras em relançar o periódico, quase três anos depois de sua última edição, em dezembro de 2017, e em meio à pandemia da Covid-19.

“Foi um grande desafio aprender sobre o sistema e todos os encaminhamentos burocráticos dele, recompor o Conselho Editorial Especializado, discutir o novo formato e colocar em prática todas as ideias. Nesse meio do caminho veio a pandemia, o trabalho remoto, cada qual em sua casa, sem podermos nos encontrar fisicamente para as discussões mais importantes. Mas foi muita aprendizagem, uma satisfação enorme e estamos muito felizes com o resultado”, finaliza a editora assistente.