Ciência

Segundo dia do Confict conta com palestra de um dos fundadores da Uenf

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/07/2017 11h15, última modificação 10/10/2023 12h31
Professor emérito Carlos Alberto Dias realizou no último dia 4 uma palestra sobre os Desafios da Ciência.
Segundo dia do Confict conta com palestra de um dos fundadores da Uenf.jpg

O segundo dia da IX edição do Congresso Fluminense de Iniciação Científica (Confict) e do II Congresso Fluminense de Pós-Graduação ocorreu no dia 4 de julho no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Na parte da manhã houve a II Sessão de Banners, que contou com mais de cem apresentações de trabalhos científicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Uenf e do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Dentre eles estavam os trabalhos da grande área de Ciências Agrárias, do Campus Bom Jesus, “Desenvolvimento de preparado de fruta para iogurte sabor figo com aproveitamento da casca do maracujá”, orientado pelo professor Hilton Galvão, apresentado pela bolsista Christiane Schneider, com o objetivo de aproveitar a casca do maracujá tanto para ser ingrediente de preparados de frutas quanto para outros tipos de alimentos; e “O desenvolvimento de iogurte grego sabor figo enriquecido com proteínas de lactossoro”, orientado por Kátia Kawase, apresentado pela voluntária do projeto Ana Carolina Barroso, com o objetivo de aumentar o teor de proteínas no iogurte concentrado.

Ainda na parte da manhã foi iniciada a palestra "Desafios da Ciência: dos tempos de Darcy a atualidade", sendo apresentada por Carlos Rezende, professor da Uenf e tendo como palestrante Carlos Alberto Dias, professor emérito e um dos fundadores da Uenf.

“Essa reunião anual deve ser usada, portanto, para uma reflexão dos caminhos da nossa região do país, e para isso contamos com a juventude, que não se conforme com as coisas que estão postas como prontas, pois nós vivemos num país injusto, e por isso temos é que modificar, sermos agentes dessa mudança”, declara Carlos Rezende.

Ele acrescenta que “respeitar e reconhecer o serviço dos nossos professores é parte fundamental dessa história institucional. Dias criou, em 1994, o primeiro curso de Engenharia de Petróleo no Brasil. Esse pioneirismo tem de ser destacado, pois trouxe uma nova área de formação para aos jovens brasileiros, tendo inclusive formado profissionais de relevados destaque nacional e internacional”.

Em sua palestra, Dias traçou uma retrospectiva histórica, olhando o lado político do país, com suas contradições, e questionando e comparando alguns acontecimentos. “Vivemos nessa época uma crise financeira e social aguda, mas essa de agora é diferente. Antes era uma crise com um forte conteúdo de idealismo na juventude, que queria criar um novo Brasil. Hoje é uma crise sobretudo moral e ética em que ficam às claras as maneiras mais absurdas de falta de honestidade com que se trata a coisa pública”, conta o professor.

O palestrante finalizou dizendo que “somos herdeiros de um legado extraordinário. Um gênio da nossa gente, Darcy Ribeiro, que nos ajudou a criar uma instituição espetacular, que tem no seu DNA toda uma vocação para ser de altíssima qualidade. Vamos fazer jus a isso. Você tem que olhar no espelho e dizer: eu sou também responsável por esse país. Vamos em frente, sem desistir, cansando sim, mas descansando e voltando à luta de novo. A nós cabe construir o Brasil que nos espera”.

A programação do IX Confict, que também integra II Congresso Fluminense de Pós-Graduação, segue com atividades até o dia 07 de julho de 2017. Clique AQUI para acompanhar as informações sobre o evento e a programação completa.