WFCP

Seis projetos de institutos federais serão expostos na Austrália

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/10/2018 15h41, última modificação 31/08/2023 12h51
Entre eles, está o projeto do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana: Aproveitamento Tecnológico de Lactossoro na Elaboração de Maionese.
Seis projetos de institutos federais serão expostos na Austrália

Melhoria da qualidade do café é tema de um dos projetos selecionados.

"Determinantes da qualidade do café no Espírito Santo", pesquisa desenvolvida no campus Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), ficou em primeiro lugar entre os seis melhores trabalhos exibidos na Tenda Tecnológica da 42ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018), realizada de 10 a 14 de setembro.

O estudo, por meio de manipulação de rotas metabólicas, simula as condições e mudança do processo de produção dos grãos em algumas propriedades com condições climáticas e de solo menos favoráveis.

O aluno Luiz Henrique, que estuda Ciência e Tecnologia de Alimentos e integra a equipe do projeto, afirma que a grande contribuição da pesquisa é a melhoria da qualidade do café plantado pelos pequenos produtores de regiões de menor altitude para que eles possam concorrer no mercado.

“Isso muda a qualidade de vida deles, a possibilidade de ter retorno financeiro melhor, de concorrer com os grandes e ajudar os filhos desses produtores a ficarem na propriedade, empreenderem e não pensar que ali é um lugar só pra quem não estuda”, comentou.

O trabalho e mais outros cinco foram premiados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e serão expostos no estande da Rede Federal no Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês), que reunirá líderes da educação profissional de todo o mundo em Melborne, na Austrália, de 8 a 10 de outubro de 2018.

Projetos premiados – Representarão a Rede no evento mundial os trabalhos: Aproveitamento Tecnológico de Lactossoro na Elaboração de Maionese (IFF) – 2º lugar; Dispositivo Reconfigurável para Visualização 3D de Superfícies Tridimensionais (IFF); - 3º lugar; CRAB - Veículo Adaptado à Mobilidade de Cadeirantes em Praia (IFRN); - 4º lugar; Algômetro Vestível Flexível (IFSP) – 5º lugar e Desenvolvimento de Simulador Cardíaco (IFBA) – 6º lugar.

Quarenta projetos foram apresentados na Tenda Tecnológica, uma das inovações da 42ª edição da Reditec que, este ano, alcançou, definitivamente, o status de evento internacional pelos debates promovidos e convidados estrangeiros.

Segundo o anfitrião da Reditec 2018, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), Jefferson Manhães, a previsão era premiar apenas dois estudos, mas por conta da economia de recursos por parte da organização do evento, a Setec decidiu ampliar a premiação. “Com os projetos, teremos a oportunidade de mostrar para o mundo os produtos tecnológicos que estão sendo desenvolvidos na Rede”, disse.

Na Austrália, Manhães, que é coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), vai falar sobre a Rede Federal aos demais participantes, apresentar a temática “O itinerário formativo da educação profissional da formação inicial do trabalhador até o doutorado”, além de integrar o affinity group “Aprendizagem e Emprego”, que será coordenado pelo reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani.

WFCP – A Federação é uma rede internacional que reúne representantes de instituições profissionais e associações nacionais e regionais para o compartilhamento de estratégias de educação de ponta para ampliar a empregabilidade da força de trabalho em países de todo o mundo. Como instituição-membro, o Conif é representado pelo reitor do IFB, Wilson Conciani.

Um congresso mundial é realizado pela WFCP a cada dois anos para promover o intercâmbio de conhecimento, o fortalecimento de parcerias e incentivar proposições de alternativas aos desafios comuns relacionados à educação profissional e tecnológica.

Fonte: Conif