Semana de Arquitetura com Guilherme Lassance

por admin publicado 21/05/2013 16h30, última modificação 31/08/2023 12h45
Evento iniciou com a palestra do arquiteto Guilherme Lassance, formado pela Ecole d'Architecture de Tolouse (França), que falou sobre a origem e a evolução da Metodologia de Projeto.

A 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo do campus Campos-Centro teve início na última terça-feira, 21 de maio de 2013. A abertura oficial do evento aconteceu durante a noite, no auditório Cristina Bastos, com a palestra “Metodologia de Projeto” ministrada pelo arquiteto Guilherme Lassance, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Lassance usou um slide de imagens projetadas em telão para apresentar aos alunos, professores e demais pessoas presentes um pouco da origem e da evolução da Metodologia de Projeto, assim como alguns conceitos-chave desse campo de conhecimento.

Formado pela Ecole d'Architecture de Tolouse e doutor em Arquitetura pela Université de Nantes (ambas instituições francesas), Lassance leciona na UFRJ aulas de Projeto, em curso de graduação, e de História e Teoria da Arquitetura, em pós-graduação. Além disso, orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre ensino, história e crítica da arquitetura.

“A Metodologia de Projeto é o estudo dos métodos de projeto e é basicamente associado ao movimento que se iniciou no pós-Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos e Inglaterra, principalmente. É um estudo de pesquisa em torno dos processos criativos em geral. Na década de 1980 ganhou importância e conquistou vários países”, explicou.

O arquiteto também contou que, no início, essa área de estudo estava mais voltada ao Design e ao Desenho Industrial e, só depois, se expandiu para a Arquitetura.

“Na atualidade existem algumas revistas internacionais que são exclusivamente dedicadas a este assunto, como a Design Issues e a Design Studies. É um campo de conhecimento que dialoga em inglês, mas que tem sido muito útil para pensar ensino de projeto”, disse.

Sobre a evolução da Metodologia de Projeto, Lassance falou da década de 1960, quando foram usados os paradigmas da Ciência – como a observação dos fatos e construção de pontos a partir deles – e, também, quando foi usada a informática para a busca pela sistematização. Ele ainda explanou acerca da década de 1970, quando aconteceram projetos participativos envolvendo a comunidade.

“Foi uma maneira de ultrapassar os obstáculos que a Informática oferecia na época e, então, tornar a concepção desse campo de estudo mais transparente e acessível ao público”, complementou.

Por fim, Lassance comentou sobre a década de 1980, quando houve o retorno da responsabilidade dos arquitetos e dos projetistas, em geral, sobre suas próprias decisões e, também, pelo levantamento de uma série de questões sobre o campo de competências do arquiteto.

Nesse período também teve início uma longa linha de pesquisa que associa a Metodologia de Projeto com o Ensino de Projeto – existente até os dias atuais.

“Tenho muito a agradecer o convite. Para nós é sempre muito importante comunicar, em todos os fóruns possíveis, este tipo de pesquisa. Acho que o contexto é que é diferente do que o que eu costumo frequentar no Rio. É interessante também para conhecer quais são as especificidades locais e para entender como esses conceitos podem transcender contextos específicos – onde eles nasceram – e se aplicar como base para uma reflexão sobre a formação do arquiteto, sobre a prática profissional e outros contextos”, finalizou Lassance.

Confira a programação completa da 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo AQUI.