Seminário aborda a cultura no IFFluminense

por admin publicado 06/05/2015 19h40, última modificação 31/08/2023 12h46
O 2º Seminário de Arte e Educação do IFFluminense foi realizado no dia 28 de abril de 2015, no Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação. Evento reuniu servidores de todos os campi.

Discutir e refletir sobre o papel da arte e da cultura. Mais do que isso: propor ações que as fortaleçam e as consolidem dentro de uma instituição de ensino. O 2º Seminário de Arte e Educação do IFFluminense foi muito mais do que um momento para que servidores de todos os campi pudessem trocar experiências sobre as ações de arte que vêm sendo desenvolvidas. Foi um momento de chamar a atenção para a necessidade de valorizar a cultura, de torná-la um diferencial em meio a tantos atrativos do mundo atual. Um desafio para professores e profissionais da área.

“Nosso IFF é burocrático e tecnológico e nada como a arte para promover a humanização. Este Seminário é essencial, e também precisamos de cursos direcionados para a área e eventos, ações que possibilitarão sedimentar a arte e a cultura nos campi do Instituto”, destaca o professor Cidillan Faial.

O Seminário possibilitou a formação de dois Grupos de Trabalho (GT) que atuarão na proposição de um plano de cultura do IFFluminense, bem como na discussão dos desafios, das experiências e das realidades da arte na sala de aula. “A ideia é que, no segundo semestre, os GTs apresentem uma proposta inicial para discussão a ser coordenada pela Câmara de Arte e Cultura”, informa Paula Aparecida Martins Borges Bastos, pró-reitora de Extensão e Cultura.

Além dos Grupos de Trabalho, o evento contou com duas palestras. Uma foi ministrada pela professora do IFF Analice Martins, com o tema “Arte: funções e fruições”, abordando conceitos e algumas de suas aplicações. De forma teórica, Analice promoveu um mergulho sobre o universo histórico e filosófico da cultura, mostrando que a arte pode se vestir de inúmeros significados em um processo de construção e reconstrução.

A segunda palestrante, Cleisemery Campos da Costa, de maneira prática, trouxe o tema “Metas do Plano Nacional de Cultura e sua ligação com o Plano Nacional de Educação”. Representante da Secretaria Estadual de Cultura, Cleisemery abordou aspectos legais da área e trouxe para a discussão a precariedade com que a cultura é tratada e a necessidade de ações para que esta ocupe o seu lugar e o seu espaço.

“Foi um momento muito rico e propício, visto que nossa Instituição, a partir da oferta das Licenciaturas em Música (Guarus) e em Teatro (Centro), amplia sua atuação em relação à arte e à educação. Este evento nos permite trocar experiências entre os campi, sendo possível conhecer e compreender o Instituto como um todo. A arte e a cultura têm um papel importante nessa interação, o que fortalece o IFF”, destaca Paula.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 06/05/15)