Seminário Inova tem saldo positivo

por admin publicado 05/11/2013 14h08, última modificação 31/08/2023 12h46
Reunião com a Setec/Mec será realizada nesta quarta-feira, 06 de novembro, em Brasília, para apresentar a proposta de um cluster entre IFF, UFRJ, Fiocruz e Braskem.

O I Seminário de Inovação Tecnológica do IFF (INOVA), realizado nos dias 30 e 31 de outubro de 2013, no campus Rio Paraíba do Sul/Upea, foi considerado pelos organizadores um sucesso no sentido de discutir a Política de Inovação Tecnológica do Governo Federal, assim como dar mais um passo para a concretização do Polo de Inovação do Instituto.

Além das atividade realizadas no turno da manhã (INOVA têm inicio na Upea), foi realizado um almoço, com patrocínio da Firjan e, em seguida, uma mesa redonda intitulada “Inovação Tecnológica nas Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”. Luis Magalhães, representante do Sebrae, apresentou as ações de apoio à inovação em pequenas e médias empresas. Para falar sobre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), o prof. Renato Tannure, do Instituto Federal do Espírito Santo, apresentou a experiência da Agência de Inovação e dos NITs nos diversos campi  daquele instituto; e o prof. Rodrigo Martins, coordenador do NIT-IFF, falou sobre a concepção e ações de articulação dos Núcleos. No mesmo dia, a Agência de Inovação da Uenf e das empresas Incubadas da TEC-Campos foi tema da palestra do prof. Ronaldo Paranhos, diretor da TEC-Campos.

O segundo dia do evento (31), contou com a participação do reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas, que participou do painel “O Papel do Polo de Inovação do IFF no Desenvolvimento Regional do Estado do Rio”. O reitor destacou que o IFF dispõe, atualmente, no campus Rio Paraíba do Sul – UPEA, de uma unidade com concepção focada em pesquisa e extensão que, possivelmente, mais se aproxima na Rede Federal do modelo de Polo de Inovação proposto pela política de governo. Também no painel, Paulo Coutinho, representante da Braskem, destacou o perfil e histórico da empresa, a importância da Inovação para manutenção de sua sustentabilidade, os avanços e o desenvolvimento da química verde e dos renováveis, atualmente, e sobre a nova convergência de conhecimentos na área de biotecnologia.

No período da tarde, foram realizadas as apresentações dos núcleos de pesquisa presentes, tais como, Engenharia de Software (NES), Pesquisa em Sistemas de Informação (NSI), Grupo de Produção Agropecuária (GPA), Grupo de Pesquisa em Ciência de Alimentos (GPCA), Pesquisa em Gestão Ambiental (NPGA) e o Laboratório de Ecotoxicologia e Microbiologia Ambiental (LEMAM). Saiba Mais AQUI.

Também foram realizadas as apresentações do Centro de Referência em Sistemas Embarcados e Aeroespaciais e das empresas e instituições presentes, tais como, Isocamp, Frinorte, Gálio, Preserva Rio Ambiental, Planície Consultoria Ambiental, Ecoanzol, Transeletron, i9DADE, CLM/UFRRJ, National Instruments e Tocanet.

Na avaliação do diretor da UPEA, Vicente de Paulo, o evento atingiu plenamente seu objetivo. “Destaco a participação do representante da Braskem, que apontou os desafios, as necessidades, mas principalmente um conjunto de possibilidades de atuação do futuro Polo de Inovação do IFF”, disse. Neste contexto, com o objetivo de apresentar a proposta de um cluster entre IFF, UFRJ, FIOCRUZ E BRASKEM, a fim de possibilitar a criação do Polo de Inovação Tecnológica do RJ, no próximo dia 6 de novembro foi agendada uma reunião em Brasília com representantes da SETEC/MEC.

Veja AQUI o álbum de fotos.

(Publicada em 05/11/2013)