Tecnologia da Informação

Servidores do IFF participam de workshop sobre sistemas de gestão

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/04/2019 14h33, última modificação 31/08/2023 12h53
Na ocasião, foi formado grupo de trabalho responsável pelo projeto piloto para o desenvolvimento colaborativo de módulo de gerenciamento de projetos de ensino no Suap.
Servidores do IFF participam de workshop sobre sistemas de gestão

Em 10 anos de Rede Federal, diversas iniciativas foram realizadas nos Institutos Federais para o desenvolvimento e implantação de soluções de TI. Para além do compartilhamento dessas experiências, a ideia agora é desenvolver trabalhos de forma colaborativa e compartilhada de sistemas de informação. Com esse objetivo, o Fórum dos Gestores de Tecnologia da Informação (Forti) realizou o Workshop: A Implantação e Desenvolvimento dos Sistemas de Gestão nos 10 Anos de Rede Federal, nos dias 26 e 27 de março de 2019, na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília-DF.

Na ocasião, os participantes trocaram experiências por meio da divulgação e diagnóstico das ações já realizadas. Pelo IFF, participaram os servidores atuantes nas áreas de governança e sistemas de informação, Rebeca Campanha e Rafael Leite, que apresentaram a conjuntura do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) no âmbito do Instituto, desde sua implantação até o ano atual, a metodologia de trabalho, a equipe desenvolvedora da ferramenta, o modelo de gerenciamento de demandas e os processos de desenvolvimento e atualização de funcionalidades. “Outros Institutos que também utilizam o Sistema apresentaram suas experiências”, conta Rebeca.

Rafael pontua que a participação no workshop foi muito importante por promover uma maior integração entre os desenvolvedores do Suap dos diversos institutos. "Além disso, o projeto piloto de desenvolvimento colaborativo pode significar, no futuro, o aprofundamento dessa relação e uma melhor utilização dos recursos públicos, por evitar que diferentes institutos desenvolvam soluções diversas para problemas comuns", comenta.

Atualmente, o Suap e o SIG – similares - são os principais sistemas de informação da administração pública utilizados na Rede Federal, e para atender a uma demanda crescente, foi formado um grupo de trabalho responsável pelo projeto piloto que irá desenvolver de forma colaborativa um módulo de gerenciamento de projetos de ensino no Suap com o objetivo de automatizar rotinas.

Representando o IFF, Rebeca irá compor a equipe ao lado de representantes dos seguintes institutos: IFMA, IFG, IFRN, IFAP, IF Goiano, IFRO, IFPB. “Eu vou realizar o mapeamento dos fluxos de trabalho da área finalística para que os desenvolvedores do sistema transformem esses processos em rotinas do Suap”, explica. Entre os fluxos a serem automatizados estão: lançamento de editais internos, inscrições, submissão e acompanhamento de projetos em âmbito acadêmico. “Como é uma ferramenta colaborativa e cada Instituto trabalha de uma forma, a ideia é que o módulo seja customizável para atender às diferentes realidades”, complementa.

Para mapear os fluxos realizados atualmente de forma a ter uma visão ampla das necessidades da Rede Federal, Rebeca vai trabalhar junto com representantes do Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE) do (Conif). O trabalho será executado entre os meses de abril e agosto e seus resultados serão apresentados na Reditec 2019, em setembro.