Notícias
Tecnologia da Informação
Servidores do IFF participam de workshop sobre sistemas de gestão
Em 10 anos de Rede Federal, diversas iniciativas foram realizadas nos Institutos Federais para o desenvolvimento e implantação de soluções de TI. Para além do compartilhamento dessas experiências, a ideia agora é desenvolver trabalhos de forma colaborativa e compartilhada de sistemas de informação. Com esse objetivo, o Fórum dos Gestores de Tecnologia da Informação (Forti) realizou o Workshop: A Implantação e Desenvolvimento dos Sistemas de Gestão nos 10 Anos de Rede Federal, nos dias 26 e 27 de março de 2019, na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília-DF.
Na ocasião, os participantes trocaram experiências por meio da divulgação e diagnóstico das ações já realizadas. Pelo IFF, participaram os servidores atuantes nas áreas de governança e sistemas de informação, Rebeca Campanha e Rafael Leite, que apresentaram a conjuntura do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) no âmbito do Instituto, desde sua implantação até o ano atual, a metodologia de trabalho, a equipe desenvolvedora da ferramenta, o modelo de gerenciamento de demandas e os processos de desenvolvimento e atualização de funcionalidades. “Outros Institutos que também utilizam o Sistema apresentaram suas experiências”, conta Rebeca.
Rafael pontua que a participação no workshop foi muito importante por promover uma maior integração entre os desenvolvedores do Suap dos diversos institutos. "Além disso, o projeto piloto de desenvolvimento colaborativo pode significar, no futuro, o aprofundamento dessa relação e uma melhor utilização dos recursos públicos, por evitar que diferentes institutos desenvolvam soluções diversas para problemas comuns", comenta.
Atualmente, o Suap e o SIG – similares - são os principais sistemas de informação da administração pública utilizados na Rede Federal, e para atender a uma demanda crescente, foi formado um grupo de trabalho responsável pelo projeto piloto que irá desenvolver de forma colaborativa um módulo de gerenciamento de projetos de ensino no Suap com o objetivo de automatizar rotinas.
Representando o IFF, Rebeca irá compor a equipe ao lado de representantes dos seguintes institutos: IFMA, IFG, IFRN, IFAP, IF Goiano, IFRO, IFPB. “Eu vou realizar o mapeamento dos fluxos de trabalho da área finalística para que os desenvolvedores do sistema transformem esses processos em rotinas do Suap”, explica. Entre os fluxos a serem automatizados estão: lançamento de editais internos, inscrições, submissão e acompanhamento de projetos em âmbito acadêmico. “Como é uma ferramenta colaborativa e cada Instituto trabalha de uma forma, a ideia é que o módulo seja customizável para atender às diferentes realidades”, complementa.
Para mapear os fluxos realizados atualmente de forma a ter uma visão ampla das necessidades da Rede Federal, Rebeca vai trabalhar junto com representantes do Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE) do (Conif). O trabalho será executado entre os meses de abril e agosto e seus resultados serão apresentados na Reditec 2019, em setembro.