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Gestão de Pessoas
Servidores do IFF podem agendar atendimento presencial ou online de Psicologia e de Serviço Social pelo Suap
Novas ações estão sendo implementadas para melhorar a qualidade de vida no trabalho (Arte: Bruno leite).
A partir de agora, o servidor do IFF que precisar solicitar algum tipo de serviço de atendimento de Psicologia e de Serviço Social, seja para pedir orientações sobre direitos e benefícios ou para receber suporte psicológico, poderá fazê-lo diretamente pelo Suap, a qualquer tempo. A iniciativa da Coordenação de Saúde e Segurança no Trabalho da Reitoria (CSST) visa oferecer acolhimento, escuta psicológica e orientação social sobre benefícios e direitos relacionados à saúde de todos os servidores.
O agendamento é em fluxo contínuo, por demanda espontânea, e tem o seguinte passo a passo no Suap:
Após o agendamento, o profissional (assistente social ou psicólogo) recebe uma notificação com o pedido. O solicitante será contactado diretamente pelo profissional que marcará um atendimento dentro dos dias e horários indicados. “Isso garante agilidade e sigilo aos nossos servidores”, reforça Jonis Manhães Sales Felippe, que está a frente da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, à qual está ligada a CSST, agora coordenada pela psicóloga Viviane Oliveira.
Alguns exemplos de demandas de atendimento para o Serviço Social são: √ Orientação social sobre benefícios, serviços, procedimentos e fluxos para acesso aos direitos do servidor acerca de afastamentos, processos de readaptação, aposentadoria por invalidez, horário especial de servidor com deficiência ou com dependente com deficiência, remoção por motivos de saúde e etc; √ Atendimento social e acolhimento de servidores com demandas relacionadas à saúde e a situações de assédio e discriminação no ambiente de trabalho; √ Encaminhamento para a rede de saúde pública, suplementar ou para instituições e serviços conveniados à instituição;
Para a Psicologia, são: √ Acolhimento e escuta psicológica ao servidor em situação de sofrimento psíquico ou em processo de adoecimento mental; √ Acompanhamento psicológico dos servidores afastados por motivos de adoecimento mental; √ Realização de avaliações psicológicas.
"Acreditamos que a área de Gestão de Pessoas precisa ir além da administração de processos e burocracias, ela deve desenvolver políticas e ações para melhorar as relações e a qualidade de vida no trabalho. Esperamos que os atendimentos de Psicologia e de Serviço Social possam ampliar a escuta, o acolhimento e o acesso a benefícios e serviços que ofereçam aos nossos servidores melhores condições e maior satisfação com o trabalho. O fortalecimento da área de saúde do servidor é também uma forma de fortalecer a nossa instituição", afirma Jonis.
NOVOS FLUXOS:
Também foram criados fluxos institucionais pelo PEN prevendo atendimento de assistente social ou psicólogo para remoção por motivo de saúde e solicitação de horário especial. “Não existiam fluxos institucionais para esses tipos de atendimento. Isso gerava dúvidas no servidor e dificuldades para requerer os serviços. Criamos fluxos no PEN para padronizar esses atendimentos, o que garantirá mais acolhimento ao servidor, uma orientação mais adequada sobre os pedidos e maiores subsídios para a decisão da junta médica”, explica Jonis.
Esses atendimentos ainda foram incorporados de maneira permanente nos casos de investidura e acompanhamento de servidores afastados por motivo de saúde. “Nós mudamos todo o processo de admissão (substitutos) e investidura (efetivos), reduzimos os exames laboratoriais ao mínimo e tornamos o processo mais rápido com agendamento online e participação dos médicos dos campi (no caso dos substitutos)”, explica Jonis.
De acordo com ele, processos de admissão e investidura que levavam até 30, 40 ou 60 dias, agora são feitos em uma semana ou menos. “O custo também diminuiu para o futuro servidor que, muitas vezes, desistia de contratos temporários curtos por conta do valor e do volume de exames”. Jonis explica que o psicólogo e o assistente social participam por meio de uma entrevista sobre saúde mental, que passa a subsidiar o exame realizado pelo médico. “Substituímos a avaliação externa sobre saúde mental (com alto custo e pouco retorno) pelo atendimento feito pelo próprio IFF”, completa.
Já nos casos de servidores afastados, foi estabelecido um fluxo de atendimento para oferecer a todo servidor com CID F (adoecimento mental) a possibilidade de um acompanhamento pelos profissionais de Psicologia e/ou Serviço Social. “Esses atendimentos terão o objetivo de identificar alternativas nas relações de trabalho e no acesso a serviços e recursos complementares de saúde que auxiliem na recuperação mais rápida do servidor e evitem piora ou novos adoecimentos para o mesmo quadro”, diz Jonis enfatizando que o adoecimento mental é, de longe, a maior demanda de afastamentos atualmente no IFF.
Em caso de dúvida, o servidor pode fazer contato com o setor de Saúde da Reitoria por meio do e-mail csstreit@iff.edu.br ou pelo telefone: 2737-5684.