Luta e Resistência

Show e lançamento de curso online marcam abertura do Novembro Negro

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/11/2020 13h51, última modificação 31/08/2023 13h01
Programação foi aberta pelo reitor Jefferson Manhães e por organizadores do evento.
Show e lançamento de curso online marcam abertura do Novembro Negro

O cantor, compositor e ativista Marcelo Benjá (Foto: Reprodução)

O Novembro Negro, que nesta edição 2020 discute a temática “Lutas e Desafios da População Negra: Violência, Resistência e Protagonismo”, foi aberto na tarde de segunda-feira, dia 16 de novembro, com o lançamento de um curso sobre a cultura africana e afro-brasileira e uma live show com o músico, compositor a ativista Marcelo Benjá. A programação foi transmitida pelo IFFTube.

Marcelo Benjá promoveu reflexões sobre o racismo e a importância da cultura negra, com um repertório de canções autorais como “Eu não consigo respirar”, inspirada no drama recente de George Floyd, um afro-americano assassinado por um policial branco em maio deste ano, nos Estados Unidos - que provocou protestos em todo o mundo do movimento antirracista Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em português) -, além de músicas de outros artistas brasileiros como Milton Nascimento e Leci Brandão. Assista no vídeo abaixo:

A programação inicial do evento também teve o lançamento do curso "História, Cultura e Literatura Africana e Afro-brasileira", uma iniciativa do Centro de Memória e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Bom Jesus. O curso terá 40h de duração e será coordenado pelo professor de História Fabrício Pereira, com participação da professora de Língua Portuguesa e Literatura, Ângela Gomes. Serão ofertadas 20 vagas e a previsão é de que as inscrições sejam abertas em fevereiro de 2021.

“A nossa proposta é trazer um curso de curta duração, mas que seja um primeiro passo pra gente começar a pensar, de fato, na história africana e afro-brasileira, nas nossas raízes e nas nossas identidades”, afirmou Fabrício.

Participaram da abertura do evento, realizado online, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o reitor do IFF, Jefferson Manhães, e os membros da comissão organizadora, Karina Neves, coordenadora do Neabi do Campus Bom Jesus, e Jonas Defante, coordenador de Políticas Culturais e Diversidade da Pró-reitoria de Extensão.

Jefferson destacou a importância do Novembro Negro, realizado pelo IFF Bom Jesus desde 2013, que este ano se tornou institucional, com a participação de todos os campi.

"Espero que a partir deste debate, das discussões qualificadas, nós possamos formar uma comunidade de pessoas que desejam um mundo melhor para todos”, Jefferson Manhães.

“Quero parabenizar os organizadores do evento, que não se acovardaram, não se encolheram diante de uma temática que vem ganhando reflexões e discussões em todo o mundo. O país experimentou em sua economia, em seu cotidiano, 388 anos com pessoas escravizadas e apenas 132 anos de uma formalização da abolição da escravidão, mas nós sabemos que estamos muito longe de nos considerarmos como iguais em toda a nossa dignidade. Espero que a partir deste debate, das discussões qualificadas, nós possamos formar uma comunidade de pessoas que desejam um mundo melhor para todos”, ressaltou o reitor.

Jonas Defante destacou a relevância do evento no contexto atual. “Gostaria de frisar a importância de valorizar a vida, de legitimar a representatividade negra, de evidenciar e visibilizar a cultura afro-brasileira, ratificar a fundamental importância da educação antirracista. Que tenhamos uma semana repleta de reflexões, de aprendizagens e experiências que transformem os nossos discursos em atitudes mais inclusivas, solidárias e libertadoras”, pontuou.

Karina Neves destacou as parcerias, a união com os outros Neabis do Instituto e o apoio da Pró-reitoria de Extensão. “Em 2020, o evento ganhou maior amplitude, o que é a realização de um sonho nosso, de promover o Novembro Negro de maneira grandiosa. Com as parcerias, conseguimos formatar o evento da maneira que será apresentado a vocês”, destacou a coordenadora, ressaltando que as mesas e apresentações culturais contam, em sua grande totalidade, com artistas e palestrantes negros.

O Novembro Negro prossegue até o dia 19 de novembro. Confira a programação completa e acompanhe o evento pelo IFFTube

Clique no vídeo abaixo para assistir à abertura do evento: