Empreendedorismo

Startups ligadas ao IFF participam do Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/06/2022 11h18, última modificação 31/08/2023 13h09

Guilherme Pedra e Frederico Fiuza, sócios da PediuFarma (Imagem adaptada: Programação Visual/IFF)

O Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal nasceu da parceria entre Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e foi operacionalizada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF).

O programa, que contou com a participação de nove Institutos Federais e 27 startups ligadas a esses ambientes de inovação, também teve sua fase nacional no dia 30 de abril, quando quatro startups apresentaram seus negócios para experts em tecnologia e educação. Uma oportunidade de network internacional.

Durante cinco meses startups do Brasil e da África do Sul trocaram experiências na segunda edição do Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal. O evento terminou com um DemoDay Internacional, realizado em parceria com a Embaixada Brasileira em Pretória, na África do Sul, no dia 19 de maio. Na ocasião, três startups que se destacaram no programa, tiveram a oportunidade de fazer seus pitchs (apresentação rápida do produto) para potenciais parceiros e investidores fora do Brasil. PediuFarma, que nasceu em Campos, foi uma das três escolhidas para fazer o pitch para investidores internacionais.

Guilherme Pedra, CEO da PediuFarma, avalia positivamente a oportunidade e destaca a construção de uma rede de contatos como ponto alto da parceria. "Os contatos feitos no início do programa são cultivados até hoje e a possibilidade de gerar parcerias cada vez mais próximas. Esperamos poder participar de mais programas como esse", conta.

Segundo Henrique da Hora, presidente da TEC Incubadora e diretor do Polo de Inovação do IFF, dentre as várias características dos Institutos Federais, um dos tesouros que temos e que devemos dar aos nossos estudantes é o sentido de rede de colaboração. "O programa de incubação cruzada promoveu uma série de intercâmbios entre as nossas incubadoras e polos de inovação, com as nossas startups e spinoffs, resultando em experiências tanto de formação quanto de oportunidade de negócios incríveis", afirma.

Participaram do programa seis startups ligadas ao Instituto Federal Fluminense: Eneltec, Roveq, Jalevo, PediuFarma, Ecore e Portal arquitetura.

O programa - Lançado em 2020, a iniciativa visou o cruzamento de oportunidades de ações conjuntas e a prospecção de novas parcerias entre os ecossistemas inovadores e a Rede Federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!