Notícias

Ciência e Tecnologia

Cerimônia de encerramento do XIII Confict e VI Conpg ressalta o sucesso do evento

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/06/2021 11h45, última modificação 10/10/2023 13h07
Realizado pela segunda vez remotamente, os Congressos contaram com mais de dois mil inscritos e mais de mil resumos submetidos.
Cerimônia de encerramento do XIII Confict e VI Conpg ressaltam o sucesso do evento

(Arte: divulgação)

 Os desafios enfrentados devido à pandemia da Covid-19 e o trabalho remoto continuam presentes nas atividades acadêmicas. No entanto, o esforço e a dedicação trouxeram resultados plausíveis para o evento do porte do XIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e do VI Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg) - que reunem milhares de pesquisadores e estudantes da Uenf, IFF e UFF, além de convidados e comunidade externa. 

 Os Congressos, realizados de 22 a 25 de junho, foram transmitidos pela plataforma Zoom-Galoá e pelo canal oficial da Uenf no Facebook, e contaram com a presença da Drª Margareth Dalcolmo (Fiocruz). 

 Cerimônia de Encerramento e Premiação

 A cerimônia de encerramento e premiação foi realizada na sexta, 25 de junho, com transmissão pelo canal do Cine Darcy, no YouTube. O evento teve início com apresentação do Coral da Uenf, que cantou e tocou a música Falando de Amor, de Tom Jobim. Também foi feita uma homenagem aos familiares do Coral.

 A assessora da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Uenf, Maria Cristina Gaglianone, apresentou a revista Conhecendo a Ciência, que tem por objetivo “estimular a interação entre a comunidade científica e a sociedade, promovendo a divulgação da ciência”, explicou. 

 Na sequência, o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Pedro Castelo Branco, ressaltou o sucesso dos Congressos: "Tivemos mais de dois mil inscritos e 1.314 resumos submetidos aos eventos, sendo 520 para o Confict e 794 para o Conpg”. Ele conta que “além das sessões orais de apresentação dos trabalhos de IC, IT e Pós Graduação, tivemos quatro palestras na programação. A principal, de abertura do evento, foi com a Dra. Margareth Dalcolmo, um expoente dentre os pesquisadores envolvidos no combate à pandemia de Covid-19". 

 Pedro ainda agradeceu às interpretes de Libras do Campus Macaé, "uma novidade do segundo Congresso remoto, sendo uma possibilidade para eventos futuros".

 Vanuza Ney, professora da UFF Campos, resumiu o evento da seguinte maneira: “coragem e resistência da ciência, da educação pública”. Vanuza também ressalta o sucesso do evento. “Só da UFF Campos foram 140 trabalhos, entre a Iniciação Científica da graduação e as duas pós-graduações. Grande parte dos trabalhos foram com bolsas do CNPq, da Faperj, da UFF e outras fontes. Mas eu também queria falar que um número grande de trabalhos foi de alunos voluntários, então, apesar de tudo, estamos aqui encerrando a festa, a alegria que foi realizar os Congressos”.

 A professora encerrou sua fala lembrando que “neste ano estamos comemorando o centenário do nosso grande Paulo Freire” e citou “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

 O diretor da UFF, Roberto Cezar Rosendo, disse que “a qualidade e a quantidade dos trabalhos são símbolos de resistência nesse contexto tão adverso para a educação, que não é de agora, na pandemia, mas já vem de um tempo, e estamos resistindo”, lembrando os sucateamentos sofridos pelas instituições públicas. 

 O reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, expôs sua gratidão ao compromisso da comunidade acadêmica do IFF, da UFF e Uenf "que se uniram para fazer esse grande evento num momento tão difícil para o nosso país". Jefferson ressalta "a importância da produção de conhecimentos que dialoga com a vida das pessoas, atenta às demandas do cotidiano, aos arranjos produtivos sociais e culturais do nosso entorno", e finaliza enfatizando "o diálogo e a parceria como elementos fundamentais para superar os desafios". 

 Premiações

 A divulgação dos premiados do IFF e da UFF serão adiadas. Pedro Castelo Branco (IFF) explica que "o Instituto vai divulgar os premiados no decorrer dessa semana nos canais oficiais da Instituição", pois o sistema ainda está recebendo as avaliações das pesquisas e, por isso, não foi possível fechar o resultado nesta sexta.

 Já no caso da UFF, Vanuza informa que "a UFF não conseguiu avaliar todos os trabalhos devido a contratempos no que se refere à saúde dos familiares dos avaliadores. Na próxima semana, a UFF enviará um comunicado a toda comunidade, em especial aos alunos e orientadores, informando como será feita a cerimônia de premiação". 

 Marílvia Dansa, da comissão organizadora e coordenadora institucional dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação da Uenf, seguiu com as premiações do Confict, revelando os gratificados das apresentações orais e posters da Uenf e parabenizou os participantes. “Não tivemos nenhum estudante faltoso nas apresentações orais, o que é muito interessante num momento tão difícil”.

 Na sequência, Valdirene Moreira Gomes, professora da Uenf, divulgou os premiados do Conpg, pela Uenf, nas apresentações orais e banners dos programas de mestrado e doutorado. “Dou meus parabéns a cada um de vocês, estudantes, premiados ou não, porque os trabalhos foram extremamente elogiados pelos coordenadores e pela comissão avaliadora”, encerrou a professora.

 Para mais informações, acesse o site do evento

 

 

 

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!

registrado em: , , ,