Iniciação Científica e Pós-graduação

Terceiro dia do IX Confict é marcado por palestra e apresentações de trabalhos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/07/2017 11h03, última modificação 10/10/2023 12h31
“A importância da internacionalização nas Instituições de Ensino Superior” foi o tema da palestra ministrada pela professora Cristina Russi, da Uerj.
Terceiro dia do IX Confict é marcado por palestra e apresentações de trabalhos.jpg

A IX edição do Congresso Fluminense de Iniciação Científica (Confict) e o II Congresso Fluminense de Pós-graduação seguem até o dia 07 de julho, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos-RJ. O evento também reúne o 22.° Encontro de Iniciação Científica da Uenf, o 14.° Circuito de Iniciação Científica do Instituto Federal Fluminense (IFF) e a 9.ª Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A palestra com o tema “A importância da internacionalização nas Instituições de Ensino Superior” foi ministrada, no dia 05 de julho, pela diretora de Cooperação Internacional da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Cristina Russi Guimarães Furtado.

De acordo com Cristina é possível dividir a internacionalização do Brasil entre antes e depois do Ciências Sem Fronteiras: “Depois do programa, o Brasil se projetou muito internacionalmente e a procura pelas instituições brasileiras aumentou. Agora temos que construir um novo programa, buscar novas parcerias e fortalecer as que já existiam, sempre no caminho da internacionalização, que é o caminho do futuro”, afirma.

Ela acrescenta que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está criando um novo programa de internacionalização, chamado Mais Ciência, Mais Desenvolvimento (MCMD), voltado para alunos de graduação que possuem bolsa de iniciação científica e alunos de pós-graduação.

A programação do dia também contou com apresentações orais de trabalhos. Luan Tavares dos Reis, aluno de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) diz que é a primeira vez que está participando do evento e apresentou o trabalho de conclusão de curso cujo tema é “Personalidade Inocente? Uma análise do filme Hannibal” que teve como objetivo “trazer os conceitos de psicopatia e de transtorno de personalidade existentes na literatura da área fazendo uma relação com os comportamentos identificados no personagem do filme, que é um psicopata. A conclusão do trabalho foi a identificação desses comportamentos e como isso pode ajudar o psicólogo na prática clínica de observação dele”, ressalta.

Amanda Martino de Azevedo, também aluna da UFF, apresentou o trabalho “Verdade ou Consequência? O fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes”. Ela comenta que “a participação no evento foi enriquecedora e a banca trouxe questionamentos e observações muito interessantes.”

Clique AQUI para acompanhar as informações sobre o evento e a programação completa.