Três novos campi do IF Fluminense na região

por admin publicado 01/07/2011 19h25, última modificação 31/08/2023 12h47
Anúncio foi feito pelo Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Alécio Trindade Barros, durante reunião com a Reitora, Cibele Daher.

O IF Fluminense, que hoje já tem seis campi e um campus avançado, terá mais três unidades de ensino no interior do estado. O anúncio foi feito pelo Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Alécio Trindade Barros. Os novos campi serão instalados em Itaboraí, Santo Antônio de Pádua e Arraial do Cabo.

A instalação das novas unidades foi discutida numa reunião, nesta sexta-feira, 01/07, em Brasília, da qual participaram a Reitora do IFF, Cibele Daher e o Reitor do IFRJ, Fernando Pimentel. A previsão é que as unidades de Pádua e Itaboraí estejam funcionando no início de 2013 dentro do novo Plano de Expansão da Rede Federal, que deverá ser anunciado pela presidente Dilma Roussef ainda este mês. O campus de Arraial do Cabo, que já está em funcionamento e pertencia ao IFRJ, será incorporado ao IFF neste segundo semestre.

Para a Reitora Cibele Daher, a inclusão destes novos campi é muito importante para o Instituto, pois as regiões beneficiadas carecem de formação de mão de obra. “Em Itaboraí, teremos a instalação do Comperj, o que, com certeza, vai transformar o perfil socioeconômico desta região”, disse.

O COMPERJ é considerado um dos principais empreendimentos da história da Petrobras, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro marca a retomada da Companhia no setor petroquímico e está previsto para entrar em operação em 2014, o complexo fornecerá ao mercado produtos de grande utilidade, como os plásticos e outros produtos petroquímicos. O empreendimento prevê a geração de mais de 200 mil empregos diretos e indiretos. O IFF foi escolhido para instalar o campus na cidade pela sua expertise na formação de mão de obra nas áreas de petróleo, gás e energia.

Em Santo Antônio de Pádua, haverá dois focos de ação. “Queremos capacitar mão de obra tanto para as indústrias locais de pedra e papel, quanto para os empreendimentos gerados pelo Porto do Açu”, completa Cibele. O próximo passo será a interlocução com as prefeituras destas cidades para tratar de viabilizar os empreendimentos.

Quissamã e São João da Barra – Outra questão discutida na reunião foi a transformação do campus Avançado Quissamã em campus, o que vai acontecer ainda este ano. Com a transformação, haverá a ampliação do número de vagas oferecidas e de cursos. O campus passará a ocupar o mesmo patamar dos demais: com 60 professores, 50 servidores e até 1.200 alunos. A federalização do Núcleo Avançado de São João da Barra também foi discutida e confirmou-se que o processo de instalação do campus continua e já foi reconhecido pela SETEC/MEC. Hoje o IF Fluminense possui também dois campi em Campos dos Goytacazes, e outros quatro em Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Macaé e Cabo Frio e o núcleo avançado de Cambuci.