Conferência marca abertura do XVI Confict e IX Conpg

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/06/2024 13h12, última modificação 11/06/2024 16h58
Eventos serão realizados até o dia 14 com apresentação de projetos, palestras e atividades culturais.
Conferência marca abertura do XVI Confict e IX Conpg

Da esquerda para a direita: Joanna Souza Fabjan, coordenadora de pesquisa da UFF; Rosana Rodrigues, reitora da Uenf; e Simone Vasconcelos, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação do IFF, na abertura do evento (Foto: Rodrigo Otal/IFF).

A Conferência de Abertura do XVI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e do IX Congresso Fluminense de Pós-graduação (Conpg) foi realizada no fim da tarde dessa segunda-feira, 10 de junho de 2024, marcando o início do evento que se estenderá pela semana. O encontro foi realizado no Centro de Convenções da Uenf e se iniciou com uma apresentação do Coral da universidade antes da fala dos representantes das instituições promotoras - Uenf, IFF e UFF, e demais autoridades.

Marcaram presença, a reitora da Uenf Rosana Rodrigues, o vice-reitor Fábio Olivares, e as representantes dos reitores do IFF e da UFF que não puderam estar presentes por conta de agenda em Brasília. A abertura contou também com a presença de um representante da Prefeitura de Campos e da Secretaria Municipal de Educação. Apesar da ausência, Victor Saraiva, reitor do IFF, deixou uma mensagem para os participantes destacando a importância da ciência para questões relacionadas ao clima, à saúde e demais modalidades; e como os jovens estudantes são importantes para o desenvolvimento da ciência.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação do IFF, Simone Vasconcelos, representante do reitor do IFF na abertura, se alegra com o evento por ele fazer parte de uma cultura de parceria e pesquisa entre as três Instituições, trazendo cada vez mais participantes a cada ano. Esta edição traz a novidade da apresentação dos projetos do Programa Mais Ciência da Prefeitura de Campos.

Contando o quanto os alunos podem aplicar o que aprendem na sala de aula, Simone afirma: "Eles conseguem ver essa evolução dentro da pesquisa, o quanto eles conseguem evoluir, seja para o mercado de trabalho após a graduação ou construção dessa pesquisa ao longo de anos, como mestrado e doutorado. Então eles conseguem enxergar essa importância e o quanto eles podem contribuir para a região participando de projetos de pesquisa. É um diferencial dos nossos alunos".

Para saber a programação completa, basta conferir o site oficial do evento.