Último dia de mostra apresenta documentário de servidor

por admin publicado 19/03/2015 18h19, última modificação 31/08/2023 12h47
A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, exibida no Centro de Referência do Instituto Federal Fluminense, termina na noite desta quinta-feira, 19 de março.

Pela manhã, foi exibido o filme “Somos Todos Catadores”, dirigido por Tiago Quintes, técnico audiovisual do campus Macaé. O documentário, que nasceu de um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense, retrata a história de catadores do lixão da Codin, em Campos dos Goytacazes-RJ.

“O filme pretende tirar a visão preconceituosa que a sociedade tem sobre o catador. Muitos acham que eles têm o lixão como última opção de vida, quando, na verdade, muitos escolhem o local para não ter de trabalhar para alguém”, explica Tiago.

Na produção do filme, 20 catadores foram entrevistados. “Eles me receberam muito bem, porque viram que eu os tratava de igual para igual”.

Durante os últimos três dias, a mostra tem movimentado a rotina do Centro de Referência e propiciado diversos debates sobre temas importantes. “Estou participando dos três dias de mostra, porque adoro cinema. Esse tipo de evento sempre deve ser incentivado e promovido. Os temas foram muito tocantes e os debates, bastante relevantes”, destaca Nina de Oliveira, servidora do campus Macaé.

Ramon Maciel, arquivista do IFF e um dos organizadores, avalia positivamente o evento. “Foi tudo bem construído e o propósito do evento foi alcançado. Ao ver um número de espectadores menor que os de inscritos, fiquei um pouco apreensivo, mas, ao ver o desenrolar das conversas e o interesse do público, fiquei satisfeito”.

A sessão da manhã de hoje foi um ponto alto da mostra, pois exibiu um filme dirigido por um servidor do próprio IFF, avalia Ramon. “Na instituição, há vários servidores envolvidos com arte, mas nós não temos conhecimento de seus trabalhos e nem a oportunidade de prestigiá-los em nossos eventos”.

A organização da 9º Mostra prevê para dia 18 de maio um novo circuito de cinema, relacionado ao dia internacional da luta antimanicomial. “O Centro de Referência é um espaço de formação do servidor e da comunidade, então temos liberdade para fazer diversos eventos dessa natureza, o que mantém o prédio dentro do seu traçado”, finaliza Ramon.

(Publicada em 19/03/2015)