Debate

Webinar com a comunidade do IFF sobre ensino remoto emergencial será realizada nesta quarta-feira, 05

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/08/2020 20h00, última modificação 31/08/2023 12h59
Após 12 audiências temáticas, encontro é um desdobramento do diálogo com a comunidade sobre a construção das diretrizes para o ensino remoto emergencial.

As audiências foram realizadas online com a coordenação de servidores do Instituto, e abordaram diferentes temáticas que envolvem a adoção do ensino remoto emergencial (Foto: Banco de Imagens).

Dando sequência aos debates para construção das diretrizes do ensino remoto emergencial no IFF e a viabilidade do retorno do calendário letivo, será realizada uma reunião com toda a comunidade do Instituto na próxima quarta-feira, 05 de agosto, às 14h, com transmissão pelo IFFtube.

O objetivo é dar continuidade ao diálogo com os servidores, estudantes e sociedade, sintetizando o movimento da jornada das 12 audiências temáticas que aconteceram de 20 a 31 de julho (Relembre AQUI) e apresentar os próximos passos, conforme aponta o professor José Augusto Ferreira, que integra a comissão que coordena o estudo de viabilidade para reabertura do calendário letivo.

"Até o momento, foi muito satisfatório esse movimento! Ouvir e confiar em nossa comunidade é o caminho para a solução dos grandes desafios que estão por vir.  A nossa maior luta no momento é a inclusão. Não se pode deixar nenhum estudante para trás! Vamos vencer essa dificuldade e sairemos mais fortes e melhor preparados. As coordenações das audiências tiveram um papel central nesse processo. Foram maravilhosas!", destaca José Augusto.

Ainda estão previstas uma pesquisa com a comunidade, para os dias 10 e 11 de agosto, e a organização das relatorias das audiências que vão gerar a construção de um documento orientador. Este documento, com as diretrizes para o ensino remoto, ainda será apresentado para apreciação dos colegiados Conselho de campus, Colégio de Dirigentes, Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação e Conselho Superior.

“Na sequência, os campi passam a discutir e preparar os seus Planos de Atividades para dar início às atividades de ensino remoto emergencial”, informa.

Etapas do estudo de viabilidade para reabertura do calendário letivo:

DataAçãoMetas
22 a 26/06 Reunião do Colégio de Dirigentes e representantes das Câmaras de Ensino, Pesquisa e Extensão  Definição de temas; aprovação de fluxo e cronograma
22 a 26/06 Webinar com a comunidade Apresentação de proposta para construção coletiva das estratégias/diretrizes e ações com a comunidade
22/06 a 3/07 Reunião do Colégio de Dirigentes e representantes das Câmaras de Ensino, Pesquisa e Extensão  Definição dos coordenadores das audiências temáticas
29/06 a 17/07 Reunião com os coordenadores das audiências temáticas Discussão sobre a forma e conteúdo, condução dos trabalhos e relatoria
29/06 a 17/07 Preparação as audiências temáticas Definição de datas, duração e forma de participação
20 a 31/07 Audiências Temáticas Realização das audiências temáticas
20 a 31/07 Relatoria das Audiências Temáticas Sumário escrito das relatorias específicas e produção do documento geral
03 a 07/08 Webinar com a comunidade Apresentação da relatoria, na forma de considerações para promover o debate sobre a realização dos planos de atividades pelos campi na abordagem dos cursos/disciplinas e conteúdos
03 a 07/08 Revisão da Relatoria Finalização
03 a 07/08 Transformação das relatorias em Documento Orientador Finalização do Relatório/Documento
10 e 11/08
Pesquisa survey Consulta à comunidade sobre o retorno do calendário
17 a 21/08 Apresentação do Documento Orientador nos órgãos colegiados Aprovação e publicação do documento final
17 a 21/08 Construção dos Planos de Atividades nos campi/cursos/disciplinas/conteúdos Iniciar a elaboração dos Planos de Atividades alinhados com as diretrizes e estratégias

Notícia atualizada em 05 e 06 de agosto de 2020 para ajustes nas datas previstas para a pesquisa survey, apresentação do Documento Orientador e construção dos Planos de Atividades.