Notícias

Reflexão

Webinar vai debater Educação, Diversidade e Direitos Humanos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/12/2020 17h39, última modificação 31/08/2023 13h01
Evento, no dia 10 de dezembro, será em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Webinar vai debater Educação, Diversidade e Direitos Humanos

Evento é comemorativo ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (Arte: Lionel Mota).

 Com o tema “Educação, Diversidade e Direitos Humanos”, o Instituto Federal Fluminense (IFF) realiza mais um webinar para abordar e debater temas relevantes para a sociedade. Desta vez, o Dia Internacional dos Direitos Humanos será o motivador das reflexões.

 O webinar está agendado para o dia 10 de dezembro, às 10h, com transmissão pelo canal do IFF no YouTube, o IFFTube, com a participação da professora da Uerj, Ivanilda Figueiredo, o procurador da república, Stanley Valeriano da Silva, o professor do IFF, Décio Nascimento Guimarães e, como mediadora, a professora do IFF Campos Centro, Daniela Bogado.

 Os participantes irão discutir a relação entre Educação, Diversidade e Direitos Humanos. “No mundo em que estamos vivendo hoje, cada vez mais polarizado, cada vez mais dividido, pensar o respeito, a diversidade e a tolerância torna-se vital”, reflete Maurício  Guimarães Vicente, diretor de Políticas Estudantis do IFF.

 O evento, organizado pela Pró-reitoria de Extensão e a Diretoria de Políticas Estudantis do IFF, é público e aberto a todos os interessados, sejam da comunidade acadêmica ou não. Haverá interações pelo chat e os participantes poderão enviar perguntas.

 “Num mundo cada vez mais polarizado, onde as minorias perdem os seus direitos, onde pessoas são assassinadas por vigias de supermercado, é urgente debater e entender melhor o que são os Direitos Humanos e respeitar a diversidade, e isso passa pela Educação, é dever da Escola”, destaca Maurício.

 

 

Conheça os participantes:
Daniela Bogado Bastos de Oliveira
Doutora em Sociologia Política, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. Mestre em Direito, na área de concentração de Relações Privadas e Constituição, pela Faculdade de Direito de Campos - FDC/UNIFLU. Especialista em Direito Ambiental-UCAM. Graduada em Direito - FDC/UNIFLU. Professora de Direito do Instituto Federal Fluminense - IFF, sendo docente no Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias (PPGAU), bem como no Doutorado Profissional em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente aplicadas a Recursos Hídricos (AmbHidro). Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu do IFF campus Campos Centro. Atua, principalmente, nos seguintes temas, com ênfase nos direitos fundamentais: Ambiental e Urbanismo na perspectiva do Direito à Cidade e do Sistema dos Espaços Livres; Gênero e Diversidade com enfoque no Direito de Família, Infância e Juventude; Direitos Humanos, Cidadania e Educação. Pesquisadora do Ateliê de Pesquisa da Paisagem (APPA), do Núcleo de Pesquisa em Gestão Recursos Hídricos (NPGRH) e do Núcleo de Estudos Avançados em Educação (NESAE). Integrante do NUGEDIS - IFF.
Décio Nascimento Guimarães
Doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. Professor do Instituto Federal Fluminense - IFF. Docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino e suas tecnologias - MPET/IFF. Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ.
Ivanilda Figueiredo
Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e assessora parlamentar na Câmara dos Deputados. É doutora em direito constitucional pela PUC-Rio, mestre em direito constitucional pela UFPE e advogada licenciada pela OAB/RJ. Sua principal área de atuação é em direitos humanos, tendo ênfase em teoria crítica dos direitos humanos e temas relacionados a gênero e sexualidade. Sua experiência profissional reúne educação, pesquisas, atuação em políticas públicas – tanto em âmbito governamental quanto na sociedade civil – e processo legislativo. Atualmente, ao lado da professora Alice de Marchi, do Instituto de Psicologia, coordena a Universidade, Resistência e Direitos Humanos (URDIR), núcleo multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos da UERJ; e desenvolve o projeto de extensão Núcleo de Prática Jurídica de Gênero e Diversidade Sexual (NPJ-GEDIVIS).
Stanley Valeriano da Silva
Procurador da República, aprovado no 26º Concurso de Ingresso na Carreira de Procuradores da República. Mestre em Direito Internacional e Integração Econômica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em Direito Público (ESMPU). Foi técnico, analista judiciário e assessor no TRF-2ª Região. Membro do Grupo de Trabalho Excesso de Cargas nas Rodovias Federais, da 1ª CCR, do Ministério Público Federal, e integrou o Grupo de Trabalho de Cooperação Jurídica Internacional nas Fronteiras, do DRCI-MJ. Em 2015, participou do curso “Law in Britain: Direitos Humanos, Equidade e Diversidade”, ministrado pela Universidade de Oxford em parceria com a Associação Nacional de Procuradores da República e, em 2016, concluiu o curso “Justiça: o que é fazer a coisa certa”, ministrado por Michael Sandel, da Universidade de Harvard, na modalidade online.