WorldSkills traz benefícios para estudantes

por admin publicado 16/07/2013 11h50, última modificação 31/08/2023 12h45
O Reitor Luiz Augusto relata sua participação como observador na comitiva do MEC na WorldSkills, destacando o acontecimento da próxima competição no Brasil

O Brasil sediará, em 2015, em São Paulo, a próxima edição do Worldskills, competição internacional com a participação de estudantes da Educação Profissional, que promove a troca de experiências, o intercâmbio de ideias e experiências na Educação Profissional. WorldSkills International é uma associação de 67 países destinada a órgãos que têm a responsabilidade de promover a Educação e Formação profissional.

O Reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira, integrou comitiva do Ministério da Educação (MEC), como observador, na Worldskills 2013, na cidade de Leipzig, na Alemanha, realizada de 2 a 7 de julho. O Brasil contou com a participação de 41 jovens. No total, mil competidores de 53 países participaram da competição, envolvendo provas de habilidades técnicas, individuais e coletivas. Esta é uma competição que acontece em anos alternados. A última (2011) foi em Londres; e, em 2012, foi realizada a Olímpiada do Conhecimento (Seletiva para Worldskills), em São Paulo, como etapa preparatória e classificatória para a edição deste ano, explica Luiz Augusto.

Comitiva do MEC no WordSkiils

O Reitor explicou que a participação da Comitiva do MEC, na condição de observadores, teve como objetivo compreender como se dá a dinâmica e funcionamento do torneio, considerando que o MEC tem promovido ações junto à Rede Federal, com vistas à participação dos seus estudantes em eventos como a Worldskills.

Além da participação no torneio, a Comitiva do MEC teve a oportunidade de conhecer o Sistema de Educação Profissional Alemão (o Sistema Dual) e, em visita à Leesys, subsidiária da empresa Siemens, que atua na área de eletrônica, automação e telecomunicações, foi possível observar a alternância escola-empresa.

Visita a fábrica

Comitiva da MEC

É importante ressaltar que, durante o evento, a Comitiva teve condições de observar mais sobre a realidade do trabalhador em um país como a Alemanha, confirmando a valorização da formação técnica que pode ser explicada por uma relação mais simétrica entre salários e condições de trabalho técnico, se comparado ao profissional de formação de nível superior.

Visita a fábrica de automóveis

Paralelamente às atividades previstas, observaram-se também ações cujos resultados apresentaram elementos bastante propositivos ao atual momento dos Institutos Federais, quando, por exemplo, foi possível constatar, em visita a uma Franhoufer, em Berlim, uma configuração Institucional, que reúne em trabalho articulado uma Universidade Técnica, um Instituto de Pesquisa e Inovação em sintonia com demandas do setor produtivo.

Visita a confecção

Para o Reitor, a Worldskills não deve ser observada como apenas uma competição, mas acima de tudo, como espaço de integração entre os países que, certamente, contribui com benefícios que, do ponto de vista pedagógico, qualifica e valoriza a relação Educação e Trabalho.

(Publicada em 16/06/13)